terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

A TENDA DO NECROMANTE: LEITURA HISTÓRICO-SOCIAL DA BÍBLIA HEBRAICA



O professor Osvaldo Luiz Ribeiro criou no início deste ano um canal no YouTube voltado para o estudo da Bíblia Hebraica: a Tenda do Necromante. O Numinosum acompanhava as publicações do prof. Osvaldo em Peroratio, mas infelizmente elas foram se tornando cada vez mais raras a partir de 2020. O prof. Osvaldo é doutor em teologia pela PUC-Rio e pós-doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente atua como Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória, instituição na qual eu estudo como mestrando, tendo o prof. Osvaldo como orientador. Eis a descrição do Canal:
Criado em 01/02/2022, o canal A TENDA DO NECROMANTE é um lugar para a leitura histórico-social da Bíblia Hebraica e, eventualmente, da Bíblia como um todo. O único interesse do canal é entender o que os autores dos textos que compõem a Bíblia (particularmente a Bíblia Hebraica ou “Antigo Testamento”) quiseram dizer. Sim, todos os autores da Bíblia estão mortos. Se eu quero entender o que os mortos disseram quando estavam vivos, então é como se eu quisesse ouvir os mortos. Por isso “A tenda do necromante”. É como se eu, exegeta, fosse um necromante secularizado – a única forma de fazer os mortos falar é entender o que eles escreveram quando estavam vivos.
Hoje será transmitida uma “Live de inauguração”, às 19 horas. O tema será o seguinte: “Como assim 'Espírito de Deus'"? O vento (ruah) na criação, segundo Provérbios 30,4. Até lá!


Jones F. Mendonça

4 comentários:

  1. Conheci o trabalho do Prof. Osvaldo no ano passado, cada palestra dele rende muitos insights. Aguardando a live ansiosamente.

    ResponderExcluir
  2. quero ser um um estudante com um poço de sabedoria o professor osvaldo ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Paulo Roberto Henrique de Lima3 de dezembro de 2022 às 18:29

    Professor Osvaldo, o Pastor Thomas Trunco informa que os salmos 53 e 14 foram escritos por Davi. O Sr concorda? Tendo a admitir que prefiro sua explicação. Obrigado!!

    ResponderExcluir
  4. Você tem certeza que o Prof. Osvaldo Luiz Ribeiro disse isso?

    ResponderExcluir