A Bíblia
hebraica apresenta os querubins com a função de guardiões (Gn 3,24; Ez 28,16) e
montaria de Javé (Sl 18,10). Dotados de asas e corpo de animais, têm aparência
semelhante aos lamassus assírios/persas e esfinges egípcias (Ez 1;10).
Na iconografia
do Antigo Oriente Próximo aparecem ilustrando tronos de reis/divindades. Isso
explica a fórmula: “Jávé se assenta sobre os querubins” (2Sm 6,2). Não eram vistos
como “anjos” (mensageiros celestes), mas como guardiões. Não eram percebidos
como meninos peladinhos e gordinhos alados (como na iconografia renascentista),
mas seres com aparência imponente, intimidadora.
Um detalhe que
recentemente chamou minha atenção aparece em textos que apresentam os querubins
vivendo/voando/caminhando sobre pedras/brasas de fogo. Eis os textos:
Sl 18,10.12 cavalgou
em querubim e voou, planando sobre as asas do vento. [...] à sua frente um
clarão inflamava GRANIZO E BRASAS DE FOGO.
Ez
1,13 No meio dos seres viventes havia uma coisa semelhante a ARDENTES BRASAS DE
FOGO...
Ez
10,2 ...vai por entre as rodas giradoras, até debaixo do querubim, enche as
tuas mãos de BRASAS ACESAS DENTRE OS QUERUBINS.
Ez
28,16 “O querubim da guarda te expulsou DO MEIO DAS PEDRAS AFOGUEADAS”.
Na
queda do rei de Tito, descrita em Ez 28 com cores da mitologia oriental antiga,
o rei é destruído com um fogo, que o consome por completo: “fiz sair do meio de
ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra” (28,18).
Questões
que me inquietam: seria este o fogo das pedras sob aqueles querubins que agora
não protegem mais o rei de Tiro? A leitura correta é rei de Tiro “foi colocado
como um querubim” (texto hebraico), ou “junto a um querubim” (texto grego)? Foi
expulso “por Javé” (texto hebraico) ou “pelo querubim” (texto grego)? Por que o
rei de Tiro é apresentado de forma tão exaltada (trata-se de um caso singular)?
Há registros contendo descrições de querubins andando sobre brasas em textos
extrabíblicos?
Jones
F. Mendonça
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