sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

NUNCA DISCUTA COM UM FUNDAMENTALISTA

Debate numa comunidade do Orkut há alguns anos. Eu insistindo que Gênesis 1-11 nada possui de histórico. Do outro lado um fundamentalista que teimava em dizer que uma das "regras de ouro da hermenêutica"  aconselhava o leitor a dar preferência ao sentido literal de um texto.  Em sua opinião não há dúvidas: Gn 1-11 descreve fatos históricos (Adão feito do barro, serpente que fala, Eva feita da costela, torre de Babel, inundação universal, etc.). Citei um texto de Salmos que diz que Yahweh "voa nas asas do vento" (Sl 18,10). Perguntei se vento tem asas. Resposta do fundamentalista: "se a Palavra diz que tem, é porque tem" (Não, não é uma piada!). 

Joguei a toalha...


Jones F. Mendonça

7 comentários:

  1. Uma vez vi o Marcos (in)Feliciano dizendo que não tinha dúvidas de que a história de Jonas ser engolido pela "baleia" era verdadeira. E mesmo se a Bíblia dissesse que foi Jonas que engoliu a "baleia", ele acreditaria, pois se está na Bíblia, é verdade. Só rindo pra não chorar...rsrsrsrsrsrsrs...

    Um abraço!

    Robson Guerra

    ResponderExcluir
  2. quem engoliu jonas n foi a baleia foi um grande peixe ,baleia é mamifero viu jovem rsrsrsr.existe fatos de pessoas serem engolidas por um tubarao-baleia.entao logo é plausivel a biblia ser verdadeira e eu acredito nela. segundo quero saber do prof. se adao n veio do barro ele veio de onde. é descendente de símios? se vc é evolucionista como pode ser cristao visto q aceitar evolucao é negar a criaçao divina . meu nome é rafael.

    ResponderExcluir
  3. Robson,

    Há fundamentalistas querendo historicizar até mesmo as parábolas de Jesus. Pensam assim: para ser verdadeiro precisa ser histórico. Necessita ter acontecido do tempo e no espaço.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Rafael,

    A questão não é se um peixe pode ou não engolir um ser humano. Jonas é uma espécie de Midrash cujo personagem é um profeta desconhecido citado no livro de Reis (2 Rs 14,25). As poucas informações sobre o profeta deram liberdade criativa ao autor do livro.

    É uma bela história. Não entendo por que precisa ser real.

    ResponderExcluir
  5. Ô anônimo "Rafael", essas pessoas que foram engolidas por tubarão-baleia ficaram três dias orando no ventre do peixão também? Sucuri também engole pessoas, ó jovem anônimo "Rafael". Se não me engano, o Pinóquio também foi engolido por um peixe...

    Outra coisa, não percebeste que "baleia" estava entre aspas?

    Acreditas em Leviatãs, também, e em monstros marinhos, ó, jovem anônimo "Rafael"?

    É por isso que digo, a Bíblia não é apenas o livro mais lido no mundo, é o mais mal lido - eita, expressão esquisita - de todos.

    Robson Guerra

    ResponderExcluir
  6. "Se a palavra disse que tem, é porque tem..."
    Hahahahah

    Não está na hora de a sociedade bíblica colocar uma nota editorial explicativa nas primeiras páginas? Se essas pessoas mal instruídas leem o Genesis e o entendem ao pé da letra, tenho medo de imaginar o amplo poder que um pastor mal intencionado pode ter sobre essas mentes vazias... Nesses dias assisti no youtube a uma reportagem que mostrava um pastor preso por engravidar duas jovens de sua igreja e os pais das meninas acreditavam que, como o pastor dizia, a gravidez era obra do espírito santo... Assim não dá. Deveria haver mais responsabilidade na edição e distribuição de um livro que é proposto largamente como guia absoluto da vida de um "bom cristão".

    Meu ateísmo tira meus créditos em fazer uma crítica dessas, mas isso me preocupa. É uma questão social. Aqui no sul as igreja brotam e o dinheiro some do bolso das pessoas e em pouco tempo elas estão ainda mais afundadas em desgraça. Esses lobos disfarçados de ovelha oferecem a salvação e destroem vidas inteiras com falsas promessas, sempre respaldados nessa leitura paulatina da Bíblia. Dá até medo!

    Tiarles

    ResponderExcluir