sábado, 18 de fevereiro de 2012

A FESTA DOS FOLIÕES - HARVEY COX

Em 97, quase dez anos antes do meu ingresso no curso de teologia, fui presenteado com "A festa dos foliões"  (Vozes, 1974), do teólogo e antropólogo americano Harvey Cox. "Pepeu", meu cunhado, trabalhava numa construtora encarregada de reformar uma igreja cuja biblioteca seria posta abaixo. O livro tinha um destino certo: o lixo. Pepeu não pensou duas vezes e o trouxe para mim juntamente com outras preciosidades. Foi uma felicidade só!

Sem ter a mínima ideia do que se tratava (e até mesmo sem entender muito do que lia) fui tendo contato com reflexões sobre o aspecto festivo da religiosidade humana. Cox, irreverente, chega a propor uma nova imagem para o Filho do Homem: o Cristo arlequim. Se o ser humano é homo  ludens, o Cristo homem também não poderia ser?

Como estamos no carnaval, lembrei-me do livro, que foi emprestado em 2009 e até hoje não foi devolvido.  Fica a sugestão de leitura (e a esperança de tê-lo de volta). 

Jones F. Mendonça

5 comentários:

  1. Oi Jones,

    Desta vez venho te visitar para pedir um favor! Lembro que conheci o Numinosum pesquisando armas de cerco romanas, e no texto daquela postagem você se dizia um curioso sobre táticas e equipamentos bélicos da antiguidade. Além disso, dada sua área de estudo, creio que, das pessoas que conheço, você seja a mais indicada para me ajudar.

    Estou fazendo uma ilustração sob encomenda na qual preciso desenhar soldados do rei Davi, mas não consigo encontrar um material bom e confiável sobre armaduras e equipamentos da época. Quando pesquiso só vejo fotos recentes das atrocidades do exército moderno de Israel ou uma vasta quantidade de informação sobre templários e outros exércitos medievais europeus...

    Até tenho duas bíblias ilustradas aqui, na qual aparecem alguns soldados Filisteus e Israelenses, mas eles aparecem pouco e eu gostaria de conferir as informações na fonte.

    Não sabes me indicar um site que tenha esse tipo de informação? Qualquer ajuda pode ser muito útil! Tenho um prazo curtíssimo para entregar o trabalho.

    Desde já, agradeço pela sua atenção.
    Abraço!
    Tiarles Rodeghiero

    ResponderExcluir
  2. Tiarles,

    Do ponto de vista histórico não há provas de uma monarquia unificada em israel sob o governo de um rei chamado Davi (séc. X a.C.). Reconstruir armaduras e equipamentos utilizados pelos israelitas que viviam nesse período é algo bastante complicado.

    De qualquer forma, sugiro uma olhada no site do ilustrador israelense Balage balogh, se bem que o principal foco de suas ilustrações é a arquitetura dos tempos bíblicos (neste ponto ele procura ser bastante fiel).

    Dê uma olhada aqui neste site: http://archaeologyillustrated.com/

    Caso você não encontre a ajuda que esperava no site de Balog, mande-me outro e-mail que eu vejo o que posso fazer.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jones!

    Muito obrigado pela ajuda! Ele realmente se destaca mais na ilustração da arquitetura. São muito boas!
    Mas me virei bem com as imagens que eu tinha aqui. Depois acabei achando algum conteúdo na internet também, e no fim das contas o cliente nem queria algo muito historicamente fiél.

    Mas falando em interesses, estou lendo O SILMARILLION do Tolkien, o escritor de 'O Senhor dos Anéis' e 'O Hobbit'. Ele era cristão e mesmo assim fez toda aquela histórica poética da criação do seu mundo, mesclando mitologia nórdica e tudo mais. É um livro bem interessante! Te recomendo! Apesar das muitas entidades espirituais que ele cria e cita, é uma abordagem monoteísta muito bonita. Esse artigo fala um pouco dele:
    http://bitacoradeuncomediante.blogspot.com/2010/05/el-silmarillon.html

    Até mais!
    Obrigado pela ajuda!
    Abraço!

    Tiarles

    ResponderExcluir
  4. Tiarles,

    Coincidência. Dias antes de você postar este comentário um aluno faz vários elogios a este livro de Tolkien.

    Quem sabe encontro um tempo para lê-lo.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir