quinta-feira, 6 de maio de 2010

RIO JORDÃO PODE SECAR EM 2011

O The Jerusalém Post (03mai2010) divulgou um estudo que alerta para a necessidade de serem tomadas medidas emergenciais para que o Rio Jordão continue a correr entre o Mar da Galiléia e o Mar Morto. A tradução é do Numinosum:
“A menos que sejam tomadas medidas urgentes, trechos do Baixo Rio Jordão, que vai do lago Kinneret  [Mar da Galiléia] ao Mar Morto, vão secar no próximo ano, de acordo com um estudo divulgado neste domingo pelo EcoPeace / Friends of the Earth Middle East (FoEME)”. 
O estudo diz que 98% do fluxo do rio é desviado por Israel, Jordânia e Síria. Um outro problema apontado pela ONG responsável pelo o estudo é o despejo de esgoto.

A notícia completa pode ser lida aqui.

2 comentários:

  1. Cidades "modernas" no meio do deserto dá nisso... O petróleo e o turismo religioso fez com que se esquecessem do nomadismo e dos desafios geográficos naturais dos lugares onde moram...
    Certa vez vi um documentário sobre os esforços faraônicos do Líbano para levar água às regiões mais áridas. A preocupação mostrada no vídeo era: E quando o petróleo acabar, vão financiar estes esforços com o que? O que vai acontecer com as cidades que cresceram e que dependem totalmente do abastecimento de água fornecido por esses projetos que tem "prazo de validade"?

    É uma questão delicada. Os moldes de urbanização não deveriam ser os mesmos em todos os lugares do planeta, mas é o que acontece.

    Mas enfim, independente do ponto de vista, a seca do Jordão é uma tragédia lamentável. Me admiro de ainda não terem aparecido fanáticos dizendo que isso é um "sinal de Deus"...

    Só se for um sinal da natureza, em resposta à irresponsabilidade e falta de respeito do ser humano.

    ResponderExcluir
  2. Sobre sua frase:

    "Me admiro de ainda não terem aparecido fanáticos dizendo que isso é um "sinal de Deus"...

    Não diga isso tão cedo Tiarles. Caso uma emissora como a Globo divulgasse essa notícia, tenho certeza que os profetas do apocalipse logo iam fazer uma imenso alarde.

    ResponderExcluir