Uma das ênfases presentes na tradição reformada (enfatizo aqui a palavra “tradição”) é a Sola Scriptura. Com tal expressão se quer repudiar o valor da tradição na elaboração de dogmas de fé. Pois bem, considerando que o cânon é produto da tradição, ou seja, foi definido por um grupo de pessoas que se apoiou em critérios não tomados das Escrituras (o que está em jogo é justamente sua constituição!), fica a pergunta: como assim Sola Scriptura?
Você
pergunta ao Papa de onde vem a autoridade para instituir o celibato e afirmar a
ascensão de Maria e sua virgindade eterna. Ele responde: é a mesma autoridade que
foi outorgada aos santos padres na escolha dos livros sagrados. Na concepção católica há uma relação de
continuidade entre as Escrituras e a tradição que se desenvolveu após o
“fechamento” do cânon. Você pode até negar que tal autoridade seja legítima
(aliás, eu também nego), mas o argumento católico ao menos é honesto.
Sola
Scriptura, puro delírio.
Jones
F. Mendonça
Puro delírio, grande embuste, e sem falar da imensa hipocrisia protestante.
ResponderExcluirRobson Guerra
“considerando que o cânon é produto da tradição, ou seja, foi definido por um grupo de pessoas que se apoiou em critérios não tomados das Escrituras”
ResponderExcluirAs escrituras são a palavra de Deus só por que os santos padres as escolheram? Ou os santos padres as escolheram por serem a palavra de Deus? Do jeito que você propõe parece disseram: shazaaamm!!! E o que não era inspirado passou a sê-lo numa espécie milagre retroativo. A ICAR, para beneficio próprio, sempre coloca ênfase no homem ao tratar do processo da formação do canon. Porem fica uma ponta solta. Se a vontade soberana de Deus estava empenhada para que houvesse uma escritura, haveria possibilidade do canon ser diferente ( tipo: incluindo Evangelho de Tomé ou/e suprimindo livros Romanos)? Se não, então algum homem pode se orgulhar pela formação do canon? Desculpe-me, mas a mim esse argumento não parece honesto.
Caro Isac,
ResponderExcluirÉ preciso lembrar: O "santos padres" definiram apenas o cânon católico romano. E o cânon dos gnósticos? E o cânon etíope? E o cânon marcionita? E o cânon protestante?
A pergunta é: como saber qual deles é a "Palavra de Deus"? A resposta é: cada TRADIÇÃO definiu o seu cânon de acordo com critérios próprios. Se a "soberana vontade de Deus" atuou de alguma forma no direcionamento do cânon, então eu pergunto: qual deles foi direcionado por Deus?