terça-feira, 7 de março de 2023

FRAGMENTO COM O NOME DE DARIO, O PERSA, EM LAQUIS

1. Na semana passada os jornais de Israel anunciaram a descoberta de um pequeno fragmento de cerâmica contendo uma inscrição fazendo referência a Dario, rei persa mencionado nos livros de Esdras, Neemias, Daniel, Ageu e Zacarias.

2. Haggai Misgav, famoso epigrafista da Universidade Hebraica de Jerusalém, confirmou que a inscrição é autêntica, ou seja, que o tipo de escrita gravada no objeto corresponde ao tipo de grafia aramaica usada na época de Dario.

3. Outros detalhes pareciam depor a favor da autenticidade do artefato: 1) a cidade de Laquis, local onde foi descoberto o fragmento, funcionou como centro administrativo durante o período persa; 2) exames de laboratório atestaram a antiguidade da cerâmica. Tudo parecia perfeito.

4. Mas assim que viu a notícia na imprensa, um especialista em escrita aramaica revelou que a inscrição fora feita por ele enquanto visitava o local, há alguns meses. O alegado objetivo dessa ação: demonstrar a seus alunos como uma inscrição era feita. O caco - realmente antigo, mas sem inscrições - havia sido apanhado no chão.

5. O episódio revela que não é tão difícil falsificar um artefato arqueológico. Sobretudo quando os “especialistas” estão com muita vontade de que ele seja autêntico. Mais detalhes no Haaretz.


Jones F. Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário