quinta-feira, 30 de junho de 2022

EZEQUIAS, CUCHITAS, ASSÍRIOS E O PROFETA NU



1. No século VIII a.C., enquanto no Antigo Israel atuavam profetas como Amós, Oseias e Isaías, o Egito era governado pelos cuchitas, guerreiros negros que viviam mais ao sul do Nilo. Na Bíblia, os cuchitas aparecem envolvidos na luta do rei Ezequias pela sobrevivência, no período em que viveu sob a ameaça assíria (2Rs 19).

2. Ao ouvir que os cuchitas vinham ao seu encontro para combatê-lo, o poderoso rei assírio recuou, “pois tinha recebido esta notícia a respeito de Taraca, o rei de Cuch: ‘ele partiu para te fazer guerra’” (2Rs 19,9). Nesta pintura, cuja autoria eu desconheço, você vê o confronto entre um soldado cuchita e um soldado assírio.

3. Irritado com a confiança de Ezequias na ajuda cuchita, o profeta Isaías anda nu e descalço, indicando que assim seus aliados seriam levados como prisioneiros: "dessa mesma maneira [nus e descalços] o rei da Assíria levará os cativos do Egito e os exilados de Cuch" (2Rs 2,4). A queda do Egito realmente aconteceu e é mencionada pelo profeta Naum (3,8-10).


Jones F. Mendonça

3 comentários:

  1. Uma fonte diz que éeArte de Angus McBride - https://weaponsandwarfare.com/2019/11/04/nubian-pharaohs/

    ResponderExcluir
  2. O sujeito ilustrou um jogo de RPG baseado nos escritos do JRR Tolkien, Senhor dos Anéis.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado. Vou inserir os créditos da imagem.

    ResponderExcluir