sexta-feira, 6 de agosto de 2021

SOBRE A “TEOLOGIA NEGRA”


1. Caso você dê uma pesquisada rápida no Google, vai encontrar livros produzidos pela teologia ortodoxa protestante com os mais diversos títulos: teologia da glória, teologia da cruz, teologia da Reforma, teologia sistemática, teologia Imago Dei, teologia disso, teologia daquilo...

2. São, todas elas, teologias “de cima”, ou seja, estão interessadas em esmiuçar os atributos divinos, em produzir formulações teológicas capazes de exprimir com a maior exatidão possível a natureza das coisas celestes. Esse tipo de obsessão esteve na mira dos teólogos por cerca de dois mil anos.
 
3. Na segunda metade do século XX um grupo de pastores negros resolveu produzir o que mais tarde foi denominado “teologia negra”, ou seja, refletiram sobre a perversidade que é o racismo e sobre como as Escrituras podem contribuir para combater este mal (certamente será uma leitura seletiva, como são todas as outras). Não raro são ouvidos protestos como “não precisamos de uma teologia negra, mas de uma teologia bíblica”.
 
4. A teologia negra tem data de nascimento: 31 de julho de 1966. Na época os ortodoxos que adoravam formulações teológicas impecáveis – como a Convenção Batista do Sul dos EUA – apoiavam a escravidão e os proprietários de escravos. A retratação e as declarações de arrependimento só vieram em julho de 1995!

5. A ortodoxia racista tem memória curta (e arrependimento tardio).
 
Imagem: O Comitê Nacional de Homens da Igreja Negros comprou um anúncio de página inteira no The New York Times para publicar seu "Black Power Statement", propondo uma abordagem mais agressiva para combater o racismo usando a Bíblia como inspiração.



Jones F. Mendonça

3 comentários:

  1. Meu querido Pastor e amigo Jones, estou lendo todos os seus textos. Queria lhe fazer uma sugestão. Adoro o personagem "Bobinho", poderia fazer mais textos deles em mais exemplos? Forte abraço (espero que seja literal o mais breve possível). Att,

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rômulo. Vez por outra Zé Bobinho desaparece. Mas ele sempre volta...;D

    ResponderExcluir
  3. Seria importante citar os principais autores da teologia negra americana.
    Ronilso Pacheco tem se destacado nessa área de atuação.

    ResponderExcluir