terça-feira, 24 de agosto de 2021

O AFEGANISTÃO EM 5 PONTOS CURTOS

1. O elemento chave para se compreender a origem do radicalismo islâmico NO AFEGANISTÃO (*) deve ser buscado em 1979, ano em que os estadunidenses foram enxotados da sua embaixada em Teerã, após o sucesso da revolução islâmica.

2. O Afeganistão era governado por comunistas aliados da União Soviética, que assumiram o poder em 78, após um golpe de Estado. Mas a imposição do comunismo goela abaixo acabou suscitando uma rebelião maciça, apoiada pela religião, o islamismo.

3. Redes islâmicas com características heterogêneas, mas unidas por laços muito fortes e inspiradas na revolução iraniana, apelaram à jihad islâmica com o objetivo de expulsar os invasores infiéis. A luta era percebida como uma reafirmação de identidade perante a descaracterização cultural imposta pelos comunistas.

4. Em 79 o exército vermelho invadiu o país precipitando uma resistência maciça dos afegãos. É neste momento que nascem os famosos mujahidins, grupos militantes armados. Os mujahidins, tal como conhecemos, surgem como reação à intervenção soviética.

5. Os EUA entram depois, armando esses grupos contra seus rivais soviéticos. Assim, podemos dizer que a União Soviética criou o monstro e os EUA lhe forneceu os dentes. É, portanto, filhote de duas bestas...

* O fundamentalismo islâmico nasceu no Egito, pela iniciativa dos Irmãos Muçulmanos, após a Primeira Guerra Mundial e o colapso do império turco-otomano.



Jones F. Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário