sexta-feira, 10 de junho de 2016

JOSEFO, MANETHO, OS HICSOS E A ORIGEM DE ISRAEL

Flávio Josefo, historiador judeu do primeiro século, liga a origem dos judeus à expulsão dos hicsos (“reis pastores”), povo asiático que dominou o Egito por volta de 1700 a.C. por um período de aproximadamente 100 anos. A informação, tomada de Manetho (historiador egípcio do III séc. a.C.), foi registrada em sua obra “Contra Apion”. Veja:
não menos que duzentos e quarenta mil pessoas atravessaram o deserto em direção à Síria. Temendo os assírios, que dominaram a Ásia naquele tempo, eles construíram uma cidade no país que agora chamamos Judeia. Era grande o suficiente para conter este grande número de homens e foi chamado de Jerusalém.
Embora a associação entre hicsos e israelitas seja problemática, o registro de Josefo merece ser investigado, afinal, quem eram os hicsos? Há alguma ligação entre a expulsão desses asiáticos e a origem de Israel?

Leia mais sobre a expulsão dos hicsos no Bible History Daily: “The Expulsion of theHyksos: Tel Habuwa excavations reveal the conquest of Tjaru by Ahmose I”, por Noah Wiener.




Jones F. Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário