sexta-feira, 31 de outubro de 2014

OS MANUSCRITOS DE KETEF HINOM (MANUSCRITOS DE PRATA)

Escavações feitas em Jerusalém por Gabriel Barkay no final da década de 70 revelaram a existência de dois importantes amuletos datados para o século VI ou VII a.C.  Ambos foram encontrados em Ketef Hinom, região que tem vista para o Vale do Hinom. O achado contém uma folha de prata com um texto (com ligeiras modificações) do livro bíblico de Números (Nm 6,24-26), passagem conhecida como “bênção sacerdotal” ou “bênção aarônica”. 
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz.
O documento não prova que o livro de Números (muito menos todo o Pentateuco) já estava concluído no século VI ou VII, e nem que Moisés foi seu autor. Revela apenas que o trecho em questão era conhecido pelos dos hebreus do período pré-exílico.



Jones F. Mendonça

2 comentários:

  1. O ônus de infirmar a autoria mosaica da Torá é da Crítica Textual, já que milita contra a tradição milenar que atribui a Moisés a pena do Pentateuco. No entanto, se o achado não prova autoria mosaica, seguramente fornece evidências que vão de encontro à malfadada hipótese documental, sempre carente de vestígios arqueológicos.

    ResponderExcluir
  2. na verdade não existe a palavra "senhor" no documento.
    e sim as letra que correspondem ao nome de DEUS YHWH, que corresponde ao nome de JEOVA. ha muito tempo tirado da Biblia e transliterado por SENHOR

    ResponderExcluir