quarta-feira, 4 de junho de 2014

DE CULTU FEMINARUM: MISOGINIA TERTULIANA

Tertuliano em De cultu feminarum I,1,1-2: 
Não percebeis que sois, cada uma de vós uma Eva? A maldição de Deus contra esse vosso sexo perdura até mesmo em nossos tempos. Culpadas, deveis suportar suas agruras. Sois o portão do diabo; profanastes a árvore fatídica; fostes vós as primeiras a trair a lei de Deus; enternecestes com vossas lisonjas aquele contra quem o diabo não triunfou pela força. Com demasiada facilidade destruístes a imagem de Deus, Adão. Vós é que sois merecedoras da morte, por vossa causa, o Filho de Deus teve de morrer. 
Et Euam te esse nescis? Viuit sententia Dei super sexum istum in hoc saeculo: uiuat et reatus necesse est. Tues diaboli ianua; tu es arboris illius resignatrix; tu es diuinae legis primadesertrix; tu es quae eum suasisti, quem diabolus aggredi non ualuit; tuimaginem Dei, hominem, tam facile elisisti; propter tuum meritum, id est mortem,etiam filius Dei mori habuit.



Jones F. Mendonça

7 comentários:

  1. Simplesmente lamentável. A visão judaica de Eva não é tão negativa. Tanto que o nome ainda é muito utilizado entre os judeus. Para nós, o relato da "queda" do homem está mais relacionado ao livre-arbítrio e a ser responsavel pelos seus próprios atos do que a uma suposta origem pela qual o mal entrou no mundo. Não culpamos Eva por isso. No relato de Genesis, D'us interroga cada um dos personagens que acusa o próximo sem assumir sua própria responsabilidade sobre o que fez. Mesmo assim D'us determina uma penalidade para cada um. Por que? Essa é a principal lição: Uma vez que temos o livre arbitrio para tomar nossas proprias decisões não podemos culpar ninguem pelos nossos atos.

    ResponderExcluir
  2. É claro que ainda há outros casos de misoginia na tradição judaica. Eram sociedades patriarcais afinal. Bem diferente da que vivemos hoje.

    ResponderExcluir
  3. Márcio, há muitos judaísmos e muitos cristianismos. A misoginia é notada tanto em correntes judaicas como cristãs. Honestamente não acho que o cristianismo seja mais misógino que o judaísmo. Depende da época, depende da corrente doutrinária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Jones, existem muitos movimentos de diferentes matizes e a misoginia aparece em todos.

      Mas em Tertuliano podemos ver a diferença que reside muitas vezes entre as várias correntes: o uso divergente que fazem do mesmo texto.

      Não é minha intenção polemizar, mas queria somente demonstrar como no Judaismo, qualquer que seja a corrente, não existe a doutrina do "pecado original", tão aceita pelo Cristianismo.

      Não precisamos, portanto, culpar Eva por ter feito nada de mau.

      Isso não nos faz melhor, nem pior, é claro, apenas ilustra como fazemos um uso diferente do mesmo texto (Genesis).

      Tertualiano, pelo contrário, preferiu eleger a Mulher como "bode expiatório" e acrescentar mais esse elo em sua doutrina.

      Que a Paz esteja com todos.

      Excluir
    2. A justificativa teológica muda, mas a misoginia é a mesma. Maimônides, por exemplo (exegese do Gênesis), associava Adão ao intelecto e Eva à alma animal inferior, que tem assento no corpo material. A psicologia da mulher, para Maimônides, é uma mescla de irracionalidade, veleidade, inconstância, irritabilidade e tendência à imaginação. O Muro das Lamentações, dividido em ala masculina e feminina, é um exemplo concreto de que a misoginia ainda está longe de ser superada no judaísmo. As três religiões monoteístas (Judaísmo, cristianismo e islamismo) cultivam - em menor ou maior grau, dependendo da corrente teológica – alguma forma de misoginia.

      Excluir
    3. Concordo com você Jones. Podemos citar vários exemplos de misoginia em todas as religiões abraâmicas.

      Mas acredito que essa seja mais uma questão cultural que teológica.

      Que atire a primeira pedra quem não era misógino antes do ínicio do sec. XX, quando as mulheres começaram
      a ter seus primeiros direitos, como o de votar, reconhecidos.

      Até pensadores liberais como Locke e Rousseau seriam considerados misóginos pelos padrões atuais.

      Quanto ao muro das lamentações, eu até gostaria se não existisse mehitsah, mas se alguns de meus irmãos e irmãs (sim, muitas mulheres preferem a separação) podem se incomodar com isso, preciso lembrar que também há um direito coletivo que deve prevalecer.

      Excluir
  4. Lamentável a crença romana no 'Pecado Original',desconhecido na crença grega....mas Tertuliano era assim mesmo...

    ResponderExcluir