terça-feira, 4 de outubro de 2011

A PREDESTINAÇÃO SEGUNDO CALVINO

Lecionar teologia da Reforma me obrigou a ler as Institutas, obra magistral do reformador francês João Calvino. Sua teologia, apresentada em quatro livros e 80 capítulos, é desenvolvida em torno da crença na absoluta soberania divina. Ainda que sua teologia não me agrade, é preciso reconhecer, Calvino é lógico, honesto e coerente em quase tudo o que afirma. Em minha opinião, sua grande falha lógica está aqui:
Onde ouves menção da glória de Deus, aí deves pensar em sua justiça. Ora, o que merece louvor tem de ser justo. Portanto, o homem cai porque assim o ordenou a providência de Deus; no entanto, cai por falha sua. [...] Logo, por sua própria malignidade o homem corrompeu a natureza pura que havia recebido do Senhor, e em sua ruína arrastou consigo à ruína toda a posteridade (As Institutas, Livro III, cap. XXIII, seção 8)
Para Calvino o homem peca porque Deus assim decretou, mas ainda assim é responsável por seus atos maus. Tal "decreto espantoso" não possui explicação, e não cabe ao homem questioná-lo. Surge uma nova pergunta: e Adão, o primeiro homem, também agiu de acordo com os propósitos divinos? Calvino explica: 
O primeiro homem, pois, caiu porque o Senhor assim julgara ser conveniente. Por que ele assim o julgou nos é oculto. Entretanto, é certo que ele não o julgou de outro modo, senão porque via daí ser, com razão, iluminada a glória de seu nome (As Institutas, Livro III, cap. XXIII, seção 8).
Para fechar, uma última declaração de Calvino (prepare-se): 
Eu concedo mais: os ladrões e os homicidas, e os demais malfeitores, são instrumentos da divina providência, dos quais o próprio Senhor se utiliza para executar os juízos que ele mesmo determinou. Nego, no entanto, que daí se deva permitir-lhes qualquer escusa por seus maus feitos (As Institutas, Livro I, Capítulo XVII, seção 5).
 Você entende isso?


Jones F. Mendonça

9 comentários:

  1. Oi, Jones

    Pra mim, Institutas e Dungeons&Dragons, no fundo são a mesma coisa: racionalização de mitos, fantasia numa retórica lógica, mas sem fundamento na realidade, sem base empírica. Pelos menos os jogadores de RPG sabem que o conteúdo de seus manuais são pura fantasia.

    Um abraço

    Robson Guerra

    ResponderExcluir
  2. Queria saber a opinião de vocês sobre uma coisa, o Cânon das escrituras correta é o protestante ou o católico?

    Não quero a resposta baseada teologicamente, que esse livro ou aquele é ou não inspirado, mas no fato de bíblias antigas terem os deuterocanônicos, veja até o fim e entenderá.

    Vamos lá!

    Os Cânones da Igreja Católica e da protestante se diverge em 7 livros.

    São esses os livros não aceitos por protestantes, Tobias, Judite, I Macabeus e II Macabeus, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico (também chamado Sirácide ou Ben Sirá ), Baruc (ou Baruque), e adições de Ester e Daniel.

    Existe varias bíblia antiguíssimas, sendo as mesmas do II, III e VI século, que a arqueologia trouxe para nossa alegria.

    Exemplo:

    Codex Vaticanus, mais antigo que o seu sucessor, século II
    Codex Sinaiticus, século II, mais velho um pouco que seu antecessor.
    Codex Alexandrinus, século III
    Codex Ephraemi Rescriptus, século III
    Codex Marchalianus, século IV
    Codex Purpureus Rossanensis, século IV
    Codex Petropolitanus Purpureus, século IV

    E todas essas relíquias tem os deuterocanônicos (para os católicos) e chamados de apócrifos pelos protestantes.

    Agora o Codex Sinaiticus, é especial em um quesito:

    Veja essa bíblia aqui, pois ela foi colocada online (digitalizada), após um trabalho enorme de vários especialistas, e a razão entre tantas razões par a isso foi que o progressivo uso da mesma para estudo vinha a danificando, entre outras razões.
    Esse é o link:

    http://www.codexsinaiticus.org/en/manuscript.aspx?book=12&lid=en&side=r&zoomSlider=0

    Essa bíblia “tem os livros deuterocanônicos”, “esses livros eram usados pelos cristãos primitivos”, e mais importante, “dentro do corpo dessa mesma bíblia tem textos extra canônicos atestando que os livros são todos inspirados”, em outras palavras é como fossem informações introdutórias a cada livro”, então ainda mais que conter, esse exemplar fala que os livros ali escritos são inspirados, e isso é importantíssimo para comprovar os deuterocanônicos.
    Com essas informações, respondam:
    Cânon das escrituras correta é o protestante ou o católico?

    http://patristicabrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Jorge Luis,

    Em primeiro lugar, o Vaticanus é do século IV e não do II. Outra coisa, o Sinaiticus contém dois livros que não figuram nem no cânon protestante e nem no católico: O Pastor de Hermas e a Epístola de Barnabé.

    Minha opinião: a escolha do cânon é uma decisão arbitrária. Cada comunidade religiosa escolheu o seu próprio cânon (cânon dos judeus de Alexandria, judeus de Jâmina, cristãos etíopes, cristãos católicos, cristãos gnósticos, cristãos protestantes, etc, etc).

    Respondendo a pergunta: qual o cânon correto, o protestante ou o católico? os dois e nenhum dois dois!

    ResponderExcluir
  4. Robson,

    É, eu também acho que é por aí. O Deus de Calvino é muito sério, arbitrário, lógico. Gosto de um Deus que ri, que dança. Ah, mas não sou tão ingênuo. Sei que também fantasio.

    ResponderExcluir
  5. É por estas e outras que cada dia a afirmativa de Ludwing Feuerbach faz ecoar o seu sentido "... Religião é antropologia...".

    ResponderExcluir
  6. Pois é Cristiano, quando o Robson comparou a religião de Calvino ao RPG, me lembrei justamente de Feuerbach.

    Agora veja só, Calvino teve a coragem de dizer que o discurso sobre Deus acaba sendo uma antropomorfatização. No entanto, construiu toda sua teologia tendo como base conceitos que no fundo são meras abstrações teóricas: imutabilidade, soberania, eternidade, onisciência, etc.

    Mais honesto foi Feuerbach: Deus foi feito a imagem e semelhança do homem.

    ResponderExcluir
  7. Perfeitamente "...no princípio o homem criou os deuses...".

    ResponderExcluir
  8. Sou de comunhão anglicana,de formação calvinista e concordo plenamente com a linha teológica de pensamento acerca da predestinação segundo o reformador João Calvino.
    Irmão Carlos Ayres Santos Fonseca
    Aspirante ao Sagrado Ministério Ordenado da IEAB

    ResponderExcluir
  9. não existe um ateu que no fundo do coração.. tenha o pensamento da eternidade..porque o próprio deus.. colocou esses pensamentos de eternidade no coração do homem...
    do mesmo jeito.. não existe um calvinista que no fundo do coração..e pensamentos.. que duvide da própria teologia da presdestinação....

    ResponderExcluir