terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ESTUDO EXPLICA POR QUE RELIGIOSOS SÃO MAIS FELIZES

A American Sociological Review, edição de dezembro de 2010, apresentou um estudo que conclui que os religiosos são mais felizes porque vivem em comunidade e não por sua devoção religiosa. Segue trecho do estudo (a tradução é do Numinosum):
Nossos resultados sugerem que as pessoas religiosas são mais satisfeitas com suas vidas porque frequentam regularmente serviços religiosos e constroem redes sociais em suas congregações. [...] Encontramos poucas evidências de que outros aspectos subjetivos ou privados de religiosidade afetam a satisfação da vida sem a presença da amizade congregacional.
Quer ler o resumo completo no site da American Sociological Review? Clique aqui.

Tem uma opinião diferente sobre a felicidade das pessoas religiosas? Poste um comentário. 

2 comentários:

  1. Olá Jones,
    Concordo com esse trecho da pesquisa (não a li toda), apenas acrescentaria o 'otimismo' (ou fé) como um elemento de peso proporcional às redes sociais construídas.

    Estou sempre por aqui, seu blog é ótimo!
    Abraços,

    Will

    ResponderExcluir
  2. Will,

    Obrigado por comentar. Há ainda uma outra questão levantada pelo estudo: as pessoas religiosas são mais felizes ou as pessoas felizes tendem a buscar uma religião?

    Mas eu concordo com você. Quem tem fé, tem esperança, otimismo... Os mais céticos dirão que é uma esperança ilusória. Mas quem liga para os céticos...

    Religião é poesia, puro encantamento.

    ResponderExcluir