sexta-feira, 28 de maio de 2021
CALVINISMO E ESTOICISMO
FÍLON E A MAMADEIRA FÁLICA
2. Em “Leis III, 31”, Fílon trata, dentre outras coisas, a respeito do comportamento das mulheres em público. Ele diz, por exemplo, que uma mulher jamais deve se meter em uma briga na qual se envolveu seu marido.
3. A razão é a seguinte: imagine – ele diz – que coisa chocante seria, se essa mulher, ao tentar separar os corpos que brigam, agarrasse no órgão genital de um dos homens. Sim, é isto mesmo o que você leu.
4. Quem quiser entender essa obsessão por mamadeiras fálicas, por torres fálicas da Fiocruz, deve começar a cavar por aqui...
Leia "Leis Especiais" de Fílon aqui (e divirta-se):
Jones F. Mendonça
quarta-feira, 26 de maio de 2021
RECURSOS BÍBLICOS ONLINE E GRATUITOS
segunda-feira, 10 de maio de 2021
GÊNESIS, ESTOICISMO, ALEGORIA E MORAL ASCÉTICA
DOMICIANO E O APOCALIPSE
SOBRE MEMÓRIA, IDENTIDADE E SAUDOSISMO
segunda-feira, 3 de maio de 2021
SEXO, MALDIÇÃO E INFERTILIDADE NA BÍBLIA
UMA PALAVRA, TRÊS SIGNIFICADOS: ZELO, CIÚME, INVEJA
segunda-feira, 12 de abril de 2021
SOBRE O "AMOR AO PRÓXIMO" EM LV 19,18
SOBRE AS RESTRIÇÕES ALIMENTARES NO LEVÍTICO
domingo, 4 de abril de 2021
CHRISTUS PARADOX: SOBRE REPRESENTAÇÕES DO CRISTO NA CRUZ
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
AS TEOLOGIAS “DE CIMA” E AS TEOLOGIAS “DE BAIXO”
1. Por mais de dois mil anos predominou entre os teólogos cristãos – tanto católicos como [mais tarde] protestantes – o método dogmático-dedutivo de fazer teologia. Isso significa que toda reflexão partia do dogma, nascido como desdobramento da interpretação das Escrituras. No centro das reflexões apareciam temas como a Trindade, a eleição, a eucaristia, a soberania divina, etc. É o que se vê, por exemplo, na Suma Teológica de Tomás de Aquino e nas Institutas de Calvino.
2. A partir do século XX alguns teólogos desenvolveram um novo método de fazer teologia. Ao invés de tomar como ponto de partida o dogma, submeteram suas reflexões à exigência de uma teologia contextualizada, que parte de baixo, dos problemas humanos concretos. Na década de 60, por exemplo, os teólogos da libertação passaram a produzir uma teologia preocupada com a situação de indivíduos oprimidos, sobretudo os que viviam nos chamados países do Terceiro Mundo.
3. Assim, passaram a utilizar um método cujo foco não eram mais as formulações dogmáticas inspiradas nas Escrituras, mas ao contrário, a realidade histórica, a experiência concreta, interpretadas à luz das Escrituras não apenas para compreender a realidade, mas para mudá-la. Não veem o humano como uma alma encarcerada num corpo e que precisa ser salva, mas como um corpo que tem fome, frio e sede. E que também – é claro – se angustia com a finitude de sua existência.
Jones F. Mendonça
terça-feira, 19 de janeiro de 2021
O CRISTO, A CRUZ, AS MÃOS
sexta-feira, 15 de janeiro de 2021
SOBRE O "ÊXODO HISTÓRICO"
1. A ausência no nome “Israel” e referências ao Templo na Canção do Mar (a canção seria muito antiga, talvez pré-israelita, preservada por sacerdotes levitas oriundos do Egito);
2. Ausência da tribo de Levi na Canção de Débora (os levitas, nesse tempo, ainda não haviam chegado à terra ou eram apenas um grupo de sacerdotes);
3. Nomes egípcios dados a levitas, como Hophni, Hur, Merari, Mushi, Fineias e Moisés.
4. A tentativa, por parte das fontes atribuídas a sacerdotes levitas (E, P e D), de identificar divindades adoradas pelos patriarcas (sob o epíteto "El") com o recém-chegado YHWH (Cf. Ex 3; 6).
5. Paralelos arquitetônicos entre o Templo/arca da aliança e elementos do culto egípcio (a circuncisão também era praticada no Egito).
6. A ênfase das fontes levíticas E, P e D em ordenarem que não se deve maltratar estrangeiros.
Lei ao texto completo no TheTorah.
Jones F. Mendonça
sábado, 2 de janeiro de 2021
JOSÉ COMO CONTO SAPIENCIAL
1. Em seu comentário ao livro de Gênesis (1949), von Rad destacou o “notável parentesco” da história de José com a sabedoria antiga. José é representado na história como uma espécie de manifestação concreta das virtudes exaltadas no livro de Provérbios: é paciente, piedoso, sábio, foge da mulher estrangeira, não retribui o mal com o mal, etc. Seria a história de José um conto sapiencial?
2. Em ensaio publicado em “The Book of Genesis” (Brill, 2012, p. 232-261), Michael V. Fox acolhe parcialmente a tese de von Rad (vê afinidade entre o relato e a tradição sapiencial), mas entende que a história não tinha a finalidade de instruir discípulos nas diversas virtudes da sabedoria. Sua principal intenção seria enfatizar “a desgraça e a reabilitação de um servo”, ensinando que os sábios também estão sujeitos às vicissitudes da vida (cf, Ecl 9,11).
Jones F. Mendonça
sexta-feira, 25 de dezembro de 2020
JÓ E A TEOLOGIA DA RETRIBUIÇÃO
2. Desafiando a teologia da retribuição, segundo a qual o sofrimento só se explica como resultado de alguma falta, Jó respondeu: “Então por que os ímpios continuam a viver, e ao envelhecer se tornam ainda mais ricos?” (21,7).
Jó padecia do corpo, mas não do cérebro.
Jones F. Mendonça
O BEIJO NA BÍBLIA
1. Faço investigações a respeito das demonstrações de afeto no Antigo Testamento, particularmente do beijo. É possível encontrar beijos paternos (Gn 31,55), beijos ardentes (Ct 1,2), beijos de reconciliação entre irmãos (Gn 34,4), beijos de despedida no leito de morte (Gn 50,1), beijos entre sogra e noras (Rt 1,9.14) e até beijos entre homens guerreiros (1Sm 20,41).
2. Em minha pesquisa também procurei saber como as versões traduzem tais textos. Para minha surpresa a Bíblia de Jerusalém troca “nashaq” (beijo, em hebraico) por “abraço” quando Jônatas beija Davi (1Sm 20,41 – além de se beijarem, choram copiosamente) e quando Noemi beija suas noras (Rt 1,9.14). Faz isso certamente para evitar que o leitor veja nos versos qualquer indício de relação homoafetiva.
3. Na epopeia de Gilgamesh, uma das histórias mais antigas da terra, o herói Gilgamesh chora amargamente enquanto se despede de seu inseparável amigo Enkidu, morto por derrotar o touro celeste enviado pela deusa Ishtar. Não seria prudente dizer, de forma precipitada, que Enkidu e Gilgamesh (e Davi e Jônatas) desenvolveram uma relação homoerótica. Ao mesmo tempo não é honesto torcer o texto com finalidade moralizante.
4. Quem estiver interessado em ler a história de Enkidu e Gilgamesh em formato HQ, pode encontrar duas obras muito bem ilustradas: “Cânone Gráfico 1” (autores diversos) e “Os melhores inimigos” (Jean-Pierre Filiu). Aos interessados em uma análise da relação entre Enkidu/Gilgamesh; Davi/Jônatas, sugiro: "When Heroes Love: The Ambiguity of Eros in the Stories of Gilgamesh and David", escrito por Susan Ackerman.
Jones F. Mendonça
APOCALIPSES E ANIMAIS FANTÁSTICOS
A CAPTURA DE SANÇÃO EM GUERCINO
JESUS COMO “NOVO MOISÉS” E “NOVO DAVI”
2. O terceiro evangelho está repleto de referências ao livro de Samuel, personagem que prepara o caminho de Davi, o ungido (messias) de Javé. Note que em Lucas, a história de João Batista se relaciona com a de Samuel: os dois pertencem a uma família de levitas, tanto a mãe de Samuel com de João Batista são estéreis; Ana e Isabel entoam um cântico com vários elementos em comum.
3. Mas as semelhanças não param por aí: Davi nasce em Belém e é ungido por Samuel; Jesus nasce em Belém e é batizado por João Batista. Assim, João Batista funciona como um “novo Samuel” e Jesus como um “novo Davi” (ou um “novo Samuel”, compare 1Sm 2,26 com Lc 2,40). Caso você tenha interesse em conhecer mais paralelos entre o relato da natividade e histórias do AT, visite o site da Biblical Archaeology Society clicando aqui.
Jones F. Mendonça
sexta-feira, 13 de novembro de 2020
O "DEDO MÍNIMO" DE ROBOÃO
EXEGESE FUNDAMENTALISTA
Tontinho não perde tempo e também apanha sua Bíblia. Abre na Carta de Paulo aos Coríntios e contesta Bobinho: “Na verdade, as ARMAS com que combatemos não são carnais (2 Co 10,4). E então cita o Eclesiastes: “Mais vale sabedoria do que ARMAS” (Ecl 9,18).
Parece piada, mas é a partir de leituras assim que muitos debates se desenvolvem no ambiente religioso de matriz fundamentalista. Aqui posso citar dois nomes: Yago Martins e Augustus Nicodemus.
Jones F. Mendonça
A NEGRITUDE EM CANTARES
terça-feira, 10 de novembro de 2020
PROFETAS, IMPÉRIOS E MILÍCIAS
INDULGÊNCIAS
MALAQUIAS E O DISCO SOLAR ALADO
SOBRE PRESSUPOSTOS
ANACRONISMOS REFORMADOS
SOBRE TEOLOGIAS FRÁGEIS
sábado, 7 de novembro de 2020
WAYNE GRUDEM: "OS BENS SÃO PARA GLORIFICAR A DEUS" (SEI...)
REBECA NÃO CAI DO CAMELO
LUTHER KING: LA FUERZA DE AMAR
O colonialismo não teria se perpetuado se a Igreja Cristã o tivesse confrontado diretamente. Um dos defensores do sistema vicioso de apartheid na África do Sul é atualmente a Igreja Reformada Protestante Holandesa [1].
LUTHER KING E A TEOLOGIA LIBERAL
SOFONIAS E AMÓS: ORÁCULOS INVERTIDOS
Eles construíram casas, mas NÃO as habitarão,Plantaram vinhas, mas NÃO beberão do seu vinho” (Sf 1,13).RECONSTRUIRÃO as cidades devastadas e as habitarão,Plantarão vinhas e BEBERÃO o seu vinho (Am 9,14).
BRUXAS, INQUISIÇÃO E MISOGINIA
Seja qual for o castigo que ordenemos contra as bruxas, assá-las ou cozê-las ao fogo lento não é realmente demais e não tão ruim quanto [...] as agonias eternas que lhes estão preparadas no inferno, porque o fogo aqui não pode demorar muito mais do que ao redor de uma hora até que a bruxa morra (BODIN, Jean. On Demon-mania of witches. Toronto: CRRS publications, 2001, p.173).
Jones F. Mendonça
terça-feira, 15 de setembro de 2020
INVOLUÇÃO COGNITIVA
2. Na Antiga Grécia, buscando
respostas fundamentadas na razão, os primeiros filósofos dedicaram-se a
localizar um princípio originário único capaz de explicar do mundo. A partir dessa
nova orientação investigativa nasceu a ciência moderna: a astronomia, a
zoologia, a química, a biologia, etc. Mas a sede, a busca incessante pelas
origens não parou por aí.
3. O psicólogo canadense Merlin
Donald propôs recentemente uma interessante teoria para explicar a origem do
sistema cognitivo humano. Ele diz que o desenvolvimento da capacidade de
externalização da memória, pela escrita, age diretamente em nosso sistema
cognitivo, promovendo uma relação dialética entre cérebro e cultura.
4. Focando nessa “externalização
da memória”, podemos pensar em três grandes revoluções dos nossos sistemas
culturais para armazenar conhecimento: a) a invenção da escrita; b) da prensa
tipográfica, e c) das novas tecnologias digitais. Eis aqui o grande paradoxo.
5. Ao mesmo tempo em que apontam
para o avanço do sistema cognitivo humano e grande capacidade de
desenvolvimento tecnológico, as tecnologias digitais têm sido usadas para
disseminar o terraplanismo, teorias conspiracionistas, ideologias antivacina,
fundamentalismos religiosos e obscurantismos científicos.
6. Se a gente não segurar esse
pessoal, em breve estaremos de volta à Idade da Pedra.
Jones F. Mendonça
quinta-feira, 10 de setembro de 2020
OS LÁBIOS NA BÍBLIA
DIVAGAÇÕES
LUTERO E CALVINO NAS ONDAS DO HUMANISMO
2. No texto irônico produzido por Erasmo, intitulado “O elogio da loucura”, o Papa da época (Júlio II) é barrado por São Pedro nas portas do céu e é tratado pelo apóstolo como “Júlio, o imperador que voltou do inferno”. Que ousadia, não! Uma das razões da recusa de Pedro era o gosto de Júlio pela espada, daí sua fala: “Batina de padre, mas armadura ensanguentada por baixo”. Para quem não sabe este Papa aparece no filme “Lutero” (2004, direção de Eric Till). Na cena ele surge todo imponente vestindo uma armadura. Lutero faz cara de quem viu e não gostou.
3. O Renascimento e o humanismo tiveram influência direta sobre a Reforma. Foi a partir dos trabalhos de Lourenzo Valla, um famoso humanista, que Lutero pôde elaborar críticas severas à tradição católica. Bem, mas embora tenha sido instruído a partir de uma formação humanista, nunca foi humanista. Enfim, surfou nas ondas do humanismo, mas não mergulhou em suas águas. Uma pena...
Jones F. Mendonça
A MORTE EM SEIS PERSONAGENS BÍBLICOS
1. Sete personagens bíblicos pedem sua própria morte em momentos de grande angústia: 1) Moisés sentindo-se impotente diante da fome do povo 2) Jeremias açoitado pelo sacerdote Pasur (20,14); 3) Jó moribundo, diante de três amigos, após ter perdido tudo (3,3); 4) Elias, à sombra de uma árvore, perseguido pela rainha Jezabel (1Rs 19,4); 5) Tobias humilhado e cego (3,6); e 6) Matatias indignado pela profanação do Templo (1Mac 2,13).
2. O sétimo personagem pede a morte por uma razão bem estranha: “eu sabia que tu és um Deus de piedade e de ternura... é melhor para mim a morte do que a vida” (Jn 4,3). O tema principal de Jonas não é a Providência Divina, que move céus e mares para que seus planos se concretizem. É sobre um religioso, que se via como membro de um povo escolhido, e que não aceitava o perdão divino estendido aos "não eleitos".
Jones F. Mendonça