sexta-feira, 9 de março de 2018

SACERDOTISAS NO ANTIGO ISRAEL

O Antigo Testamento apresenta algumas mulheres exercendo certo tipo de liderança no âmbito da família e da sociedade. A mãe de Mica governava seu lar (Jz 17); Abigail tomou a iniciativa para salvar sua casa (1Sm 25); Débora exerceu o papel de juíza e profetiza (Jz 5); Joabe encontrou uma mulher “sábia” (hakhamah) em Teqoa, hábil com as palavras (2Sm 14,2) e Jeremias (9,15) descreve uma “sábia” dotada de uma qualidade semelhante; Huldá, uma profetiza (2Rs 22,14), aparece sendo consultada por altos funcionários do Estado; O domínio exercido por Jezabel sobre seu marido, o rei Acab, é ressaltado com força no livro dos Reis (1Rs 21,15).

Mas não é estranho que o AT simplesmente não mencione mulheres exercendo o sacerdócio? Ada Taggar-Cohen investiga esta questão no The Torah (note que a autora tem “Cohen” = sacerdote, em seu nome). 


Jones F. Mendonça

5 comentários:

  1. A referência sobre a Abigail correta é ¹samuel 25. Corrija depois.

    ResponderExcluir
  2. Verdade que as sacerdotisas culturais da época eram carecas? Alguma referência?

    ResponderExcluir
  3. 13.Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.

    14.E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Ei aí está dos argumentos teológico de grande valor, a teseda criação E a tese da queda que O aposto Paulo cita a igreja. O Deus de Israel sepau homens pra governo e outra a terra não sofreu pelo pecado de Eva mais por causa de Adão a terra sofreu pois Deus escolheu o homem, é ir na bíblia que Deus condenou Eva o juízo de Deus só vei sobre ela, mas quando Deus chega em Adão e juízo vem sobre ele e a terra. Mas ainda assim Deus separa Homens para o governo da família e da igreja, infelizmente o pecado tem falado mais alto e a concupiscência também, e na Deus.

    ResponderExcluir