O Antigo Testamento apresenta
algumas mulheres exercendo certo tipo de liderança no âmbito da família e da
sociedade. A mãe de Mica governava seu lar (Jz 17); Abigail tomou a iniciativa
para salvar sua casa (1Sm 25); Débora exerceu o papel de juíza e profetiza (Jz
5); Joabe encontrou uma mulher “sábia” (hakhamah) em Teqoa, hábil com as
palavras (2Sm 14,2) e Jeremias (9,15) descreve uma “sábia” dotada de uma
qualidade semelhante; Huldá, uma profetiza (2Rs 22,14), aparece sendo
consultada por altos funcionários do Estado; O domínio exercido por Jezabel
sobre seu marido, o rei Acab, é ressaltado com força no livro dos Reis (1Rs
21,15).
Mas não é estranho que o AT simplesmente não mencione mulheres exercendo o sacerdócio? Ada Taggar-Cohen investiga esta questão no The Torah (note que a autora tem “Cohen” = sacerdote, em seu nome).
Jones F. Mendonça
A referência sobre a Abigail correta é ¹samuel 25. Corrija depois.
ResponderExcluirCorrigido. obrigado.
ResponderExcluirVerdade que as sacerdotisas culturais da época eram carecas? Alguma referência?
ResponderExcluirDigo: cultuais
Excluir13.Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
ResponderExcluir14.E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Ei aí está dos argumentos teológico de grande valor, a teseda criação E a tese da queda que O aposto Paulo cita a igreja. O Deus de Israel sepau homens pra governo e outra a terra não sofreu pelo pecado de Eva mais por causa de Adão a terra sofreu pois Deus escolheu o homem, é ir na bíblia que Deus condenou Eva o juízo de Deus só vei sobre ela, mas quando Deus chega em Adão e juízo vem sobre ele e a terra. Mas ainda assim Deus separa Homens para o governo da família e da igreja, infelizmente o pecado tem falado mais alto e a concupiscência também, e na Deus.