segunda-feira, 17 de outubro de 2022

MOISÉS E SALOMÃO: NÃO POSSO/NÃO SEI “SAIR OU ENTRAR”

1. Em Deuteronômio 31,2 o Moisés já velho e cansado diz assim: “Tenho hoje cento e vinte anos. Não posso mais sair ou entrar”. Como assim não pode sair ou entrar? Será que Moisés já não andava mais?

2. Certamente não é isso. Veja que uma declaração muito parecida surge na boca do jovem Salomão, em 1Rs 3,7: “sou um pequeno jovem. Não sei sair ou entrar”. Como se pode ver, a expressão não indica incapacidade física.

3. Por alguma razão, uma pessoa muito jovem ou muito velha sabia que em tais condições não tinha capacidade para “sair ou entrar”. Mas o que significa isso? Creio que Nm 27,16 pode iluminar essa questão:
Que Iahweh, Deus que dá fôlego a toda a carne, estabeleça sobre esta comunidade um homem que saia diante da face dela e que a faça sair e entrar, para que a comunidade de Iahweh não seja como um rebanho sem pastor.
3. Note que “fazer sair e entrar” indica neste texto alguém que seja capaz de liderar a comunidade, de modo que a faça “sair” e “entrar”, ou seja, que seja capaz de dirigi-la, guiá-la, orientá-la como um pastor que conduz suas ovelhas.

4. O hebraico – vivo dizendo – é um idioma muito visual.



Jones F. Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário