quarta-feira, 17 de agosto de 2022

DAS TRADUÇÕES

1. No hebraico bíblico – escrito apenas com consoantes – a partícula את pode ser lida como “at” (pronome pessoal “tu”, no feminino, mas também excepcionalmente no masculino), “et” (preposição “como”) ou simplesmente como indicativo do objeto direto (sem tradução). Você pode estar se perguntando: “como os judeus conseguiam ler e interpretar corretamente os versos sagrados?”. Bem, a vocalização do texto, e, portanto, também sua tradução, foi preservada pela tradição, até que surgiram os massoretas.

2. Os massorestas eram escribas judeus cuja vida era dedicada à preservação das Escrituras. No século VII d.C. estes estudiosos inseriram sinais vocálicos ao lado e acima das consoantes (uma série de pontos e traços) com a finalidade de preservar a pronúncia correta do texto, de forma que ela não se perdesse. Ocorre que quando comparamos as traduções do texto hebraico feitas para outros idiomas (como o grego e o siríaco), notamos que nem sempre os tradutores judeus estavam de acordo em relação ao modo como o texto deveria ser lido e traduzido.

3. Essa característica do texto hebraico gerou tantos problemas que é até difícil de explicar. Quer saber o lado bom disso? Os tradutores têm um passatempo que nunca se esgota. E é de graça 😀


Jones F. Mendonça

2 comentários:

  1. את
    Primeira e Última letra do alfabeto hebraico, o primeiro e o último, uma obra completa, de A a Z.

    ResponderExcluir
  2. O termo את (et), apesar de não ser traduzido, tem seu papel gramatical, o de indicar que o elemento que se segue será um objeto direto, mas criptografadamente vemos o seguinte: No princípio, Criou Deus: את = Alef + Tav = Alfa + Omega = o princípio e o encerramento de tudo, plano inicial e o seu fechamento tudo por meio de sua palavra expressa no alfabeto que começa com alef e termina com Tav; ou seja, Jesus/Yeshua, é o alef e tav, alfa e omega dos céus e também da terra, pois todo o período não eterno, ou seja, o recorte feito na dimensão eterna que hoje chamamos tempo, tem o seu ínicio e seu fim escritos, determinados e explanados por aquele que é chamado de “A Palavra de Deus”, o Verbo, o Logos.

    ResponderExcluir