segunda-feira, 25 de julho de 2022

OHOLAH E OHOLIVAH: ORGIAS NA TENDA DE YAHWEH


1. No Antigo Testamento a cidade de Jerusalém aparece em diversos textos como esposa de Yahweh, Deus de Israel (sobretudo em Os e Jr). Este tipo de metáfora reproduz uma forma de personificação muito comum na região Antigo Oriente Próximo, que descrevia cidades femininas como consortes do deus local.

2. No livro do profeta Ezequiel (23,4) as cidades de Samaria e Jerusalém são chamadas, respectivamente, de Oholah ( = tenda dela) e Oholivah ( = minha tenda [está] nela). O leitor talvez esteja se perguntando: que tenda é esta? A resposta é simples: no caso de Oholivah, a “tenda” é o templo de Jerusalém.

3. Os eufemismos sexuais que se sequem são pra lá de escandalosos. Ora, o texto sugere que o Templo de Jerusalém, a “tenda” de Yahweh “que está nela”, foi usada pela cidade como espaço para suas fornicações, “inflamando-se com seus amantes”, cuja “carne” (ou seja, órgãos sexuais), são como de jumentos e cavalos (v. 20).

4. O eufemismo funciona bem porque a palavra hebraica אהל (’ohel) serve para indicar tanto a tenda usada como espaço privado para as relações sexuais (Cf. 2Sm 16,22) como o espaço de culto (o templo). Hoje, como no Antigo Israel, há líderes religiosos que estão usando templos como espaço para suas “fornicações” políticas.

5. Fazem isso sem qualquer tipo de constrangimento. Pelo contrário: filmam suas orgias político-sexuais e publicam em suas redes sociais. E há teólogos – de renome, inclusive (e reformados, inclusive!) – tratando essas relações carnais como suprassumo da santidade.



Jones F. Mendonça

5 comentários:

  1. Boa noite irmão sábio, gostaria de saber o que quis dizer no final qnd falou q os líderes religiosos de hj em dia tratam essas relações carnajs como suprassumo de santidade,
    Vc quis dizer o q msm com isso ?
    Q eles querem dizer as massas q orgias em templos de pedra eram orgias santas ?
    Seria o q chamam de "prostituição sagrada"?
    Mas n q sexo n é algo sagrado né ?

    ResponderExcluir
  2. O irmão crê q o nome do PAI de YASHARALL é yahweh como nas pronúncias do hebraico moderno e n AHAYAH (EXODUS 3:13 a 15) e q msm a pronúncia do tetragramaton Y H W H seja YAHUAH ?
    Outra pergunta, estes rituais nestas. Cidades q vc cita aí eram em cidades dedicadas a baal ou era msm ao CRIADOR mas q foram profanadas por HEBREUS pagãos ou os edomitas q os dominavam e sempre tentaram destruir o povo de YASHARALL infiltrando se no meio deles ?

    ResponderExcluir
  3. Refiro-me aqui aos líderes religiosos que usam o púlpito para fazer propaganda político-partidária. No YouTube é possível assistir a muitas dessas performances político-pornográficas, se é que me entende.

    ResponderExcluir
  4. Não q eu esteja defendendo algum líder político ou religioso n mas...
    Os líderes religiosos q fazem palco pra políticos q vc disse,
    Vc acha isso ruim pq entende q o momento de pregação do evangelho n é adequado pra fazer proselitismo pra líderes políticos ou vc se importa mais qnd fazem isso só pra um lado ?
    Pergunto pq sou novo no site e n sei mt qual a sua,
    Mas algumas pessoas de esquerda n gostam q líderes religiosos façam defesa de líderes de direita e quem é de direita n gosta de líderes religiosos q param o culto pra fazer defesa de líderes esquerdistas,
    O q vc me diz ?

    ResponderExcluir