sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

REPENSANDO OS LIMITES TERRITORIAIS DO ANTIGO ISRAEL

Um tipo de expressão recorrente no Antigo Testamento para indicar todo o território pertencente a Israel é “de Dã a Bersabeia” (cf. Jz 20,1; 1Sm 3,20; 2Sm 3,10; 17,11; 24,15; 1Rs 4,25). Assim, a Bíblia sugere que essas cidades funcionavam como marcos fronteiriços desde o tempo dos juízes (século XII a.C.). Alguns arqueólogos, porém, argumentam que não há evidência de que a região de Dã era ocupada por israelitas nesse período (pertenceria aos arameus ou aos fenícios). Formularam então uma tese: Dã como limite fronteiriço ao norte e Bersabeia como limite fronteiriço ao sul correspondem ao território de Israel no século VIII. Os escritores bíblicos teriam projetado para um passado distante os limites de suas fronteiras atuais.  

Mas a descoberta de uma inscrição num jarro de cerâmica encontrado em Abel Beth Maacah (2Sm 20,14) - situado no antigo território de Dã - pode obrigar os arqueólogos mais céticos (como Israel Finkelstein) a repensarem suas conclusões.  Os responsáveis pela escavação estão dizendo que a inscrição "pertencente a Benayau" conteria um nome teofórico javista  e que deve ser datada para o século IX ou início do século VIII. Como sei que a datação e a diferenciação entre o hebraico antigo e o fenício não são tarefas tão simples, estou aguardando o pronunciamento do epigrafista Christopher Rollston em seu Blog. Também é importante aguardar a análise petrográfica, feita com o propósito de determinar o local onde foi produzido o artefato e descartar a possibilidade de que tenha sido adquirido numa transação comercial. 

Leia mais sobre a inscrição nesta matéria do Haaretz (jornal de Israel). Um banco de dados online com nomes teofóricos da idade do ferro encontrados na região ocupada pelo Antigo Israel pode ser acessado aqui


Jones F. Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário