sexta-feira, 20 de julho de 2012

BUSCANDO SUFIXOS PRONOMINAIS NO DAVAR [HEBRAICO]


Um dos problemas que encontro na maioria das gramáticas de hebraico é a ausência de textos reais que exemplifiquem o emprego das classes morfológicas (artigo, pronome, verbo, preposição, conjunção, etc.). Construções fictícias do tipo “o cavalo de Davi” ou “a uva do vovô” não contribuem muito para o desenvolvimento do aluno.  Há três programas que podem ajudar muito quem está em busca de exemplos diversificados tomados da BHS. São eles: Bible Works (completo, porém caro e complicado), e-Sword (possui ótimas ferramentas apesar de ser gratuito) e o Davar 3 (grátis, recursos limitados, mas com uma ferramenta perfeita para encontrar palavras e partículas como os sufixos pronominais).

Digamos que você queira encontrar exemplos do raríssimo sufixo pronominal da segunda pessoa do plural feminino:
Para localizá-los faça o seguinte: clique na lupa de busca e quando a janela abrir cole ou digite (veja como fazer isso no final do texto) a terminação desejada no espaço reservado para as buscas. Em seguida desmarqueignorar vogais hebraicas” e no “buscar por”, marque “frase”. Não se esqueça de selecionar o tipo de Bíblia na qual deseja fazer a busca: “[BHS] Bíblia Hebraica”. A imagem abaixo mostra como devem ficar as definições:


Após a abertura de uma nova janela com os resultados (21 no total), dê uma rápida “peneirada” para eliminar palavras que coincidentemente terminam com khaf-segol/nun sofit, mas que não contém sufixo pronominal, como “Tokhen” (pronuncia-se “torrên” - o nome de uma aldeia, em 1Cr 4,32).

Um detalhe importante: caso você tenha dúvidas quando às teclas que devem ser utilizadas para que as consoantes e vogais hebraicas apareçam no campo de busca, clique na “tábua de caracteres” (abaixo da palavra “ajuda”, no topo). Ao colocar o cursor sobre o caractere hebraico escolhido as teclas correspondentes aparecem num pequeno quadro. No exemplo acima as teclas são, respectivamente: k , {Ctrl + Shift + e}, n.

Ajudou?


Jones F. Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário