segunda-feira, 4 de junho de 2012

A MORAL PROTESTANTE E A DIVERSÃO

O tempo passa e o conceito de “carnalidade” vai se transformando. O jornal presbiteriano “O Puritano” (10/08/1956) publicou a seguinte questão (Cf. ALVES, Rubem. Religião e repressão, p. 211):
É lícito a crentes dançar e levar seus filhos a bailes familiares ou de formaturas?
Resposta: A dança moderna, ou seja, os bailes em geral, profanos e mundanos, ou familiares, ou de clubes, ou de “gafieiras”, ou de formaturas, não cabem dentro de Filipenses 4,8-9 e 1 Coríntios 10,31. Devem ser evitados definitivamente pelos crentes.
O mais curioso é que nem um dos dois textos fala sobre dança! 

O jogo e a diversão também passaram pelo crivo dos legisladores presbiterianos:
A profanação do Dia do Senhor pode ser feita por meio de jogos e diversões que, apesar de inocentes noutros dias, são incompatíveis como repouso e santidade do Dia do Senhor. AG-1930-033.
Calvino fez escola...


Jones F. Mendonça 

4 comentários:

  1. Vocês protestantes atacam tanto o próprio protestantismo por que no inconsciente sabem que ele é ilegítimo.

    ResponderExcluir
  2. Faço muitas críticas à moral protestante, mas isso nada tem a ver com legitimidade ou ilegitimidade. A moral cristã, seja ela católica ou protestante, é uma só. Calvino um dia foi católico...

    ResponderExcluir
  3. Isso é importante de saber, como nasce cada conceito que atualmernte não sabemos a origem, pois criaram proibições que não eram motivos de escândalos nos tempos do apóstolo Paulo, em vez de diminuirem os motivos de escânadalos, depois que os seguidores de Cristo deixaram de ter judeus em suas comunidades, fizeram o contrário aumentaram. O ser humano gosta de vida difícil.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado.Recebi o seu texto sobre as palavras Yachid e Echad.Foi muito esclarecedor.Pretendo escrever um livro sobre a doutrina da trindade e gostaria de saber se posso cita-lo como fonte de pesquisa.O livro não é para agora talvez demore ainda um ano, pois agora que comecei as pesquisas.Mesmo que sim ou não é muito bom encontrar pessoas sinceras como vc.Deus te abençoe.

    ResponderExcluir