sexta-feira, 9 de setembro de 2011

OS ASSÍRIOS E A ARTE DA GUERRA

Muitas das técnicas militares empregadas pelas forças armadas modernas possuem raízes nos exércitos da antiguidade. Antes dos romanos (famosos por sua engenhosidade militar) os assírios já tinham desenvolvido táticas e equipamentos de guerra capazes de torná-los bem superiores a seus adversários. As técnicas de transposição de curso d'água são um exemplo. A primeira imagem mostra um soldado moderno empregando uma técnica para flutuar com mais facilidade (a calça inflada serve como bóia, seu equipamento vai numa espécie da balsa improvisada chamada "pelota").  Nas segunda imagem temos um soldado assírio transpondo um rio com a ajuda de uma espécie de bexiga cheia de ar. O elevado potencial militar dos assírios levou um dos seus generais a gabar-se diante dos líderes israelitas: "será que o deus de alguma nação conseguiu livrar sua terra das mãos do rei da Assíria? (2 Rs 18,33)".

Soldado assírio. Fonte.

7 comentários:

  1. A cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, onde eu estudo, tem seu nome devido à essa embarcação, a "pelota", de uso muito difundido entre os índios da região, que cruzavam os cursos d'água carregando seus pertences nessas embarcações.

    Segundo a wikipédia a 'pelota' foi trazida para o Brasil pelos espanhóis e só então os índios começaram a usá-la. Lá também diz que a origem desse equipamento é Marroquina, mas...

    Como pode ser visto aqui, a pelota aparece no brasão da cidade de Pelotas:
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/df/Pelotas_%28RS%29_-_Brasao.png

    ResponderExcluir
  2. Grande Tiarles,

    Eu nunca ia imaginar que o nome da cidade de Pelotas tinha relação com a "pelota" dos militares... e dos índios... e dos espanhóis... e dos marroquinos. A imagem do brasão fechou com chave de ouro. Fiquei impressionado.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. E aí!

    Muita gente também pensa que é "Pelotas" devido às bolas de pedra de boleadeira utilizadas pelos índios para capturar o gado que pastava solto pelo pampa. Essas pedras ainda são encontradas aqui pela região. Nessa imagem aparecem algumas delas:
    http://www.pulsarimagens.com.br/bancoImagens/128973.jpg

    É interessante que a procedência desse gado selvagem tem muito a ver com religião. Ele foi o gado que os jesuítas soltaram das missões - de São Miguel - quando tiveram que fugir às pressas dos ataques que a corôa portuguesa ordenou contra eles, temendo a influência espanhola no sul do Brasil...

    Esse mesmo gado selvagem, que se reproduziu muito pelo pampa gaúcho, também foi capturado depois e trazido à Pelotas, onde era abatido e transformado em charque, que eles exportavam para o centro e sudeste do Brasil.

    Pelotas foi muito rica devido a isso e também vem daí sua fama homossexual, pois os filhos dessa elite do charque iam estudar na Europa e voltavam com costumes e vestimentas refinados que eram confundidos por aqui...

    Tudo tem relação nesse mundo...

    ResponderExcluir
  4. Ah!
    "Morro Redondo", a pequena cidade onde moro, que se emancipou de Pelotas em 1988, surgiu às margens de uma rota de transporte de gado, quando se estabeleceram algumas habitações e comércio para atender os tropeiros que tocavam o gado. O próprio nome da cidade foi dado por eles, que transformaram um morro arredondado que existe às margens da estrada como ponto de referência...

    Até mais!
    Outro abraço!

    ResponderExcluir
  5. Tiarles,

    Valeu pelos comentários. Muito enriquecedores. Aqui no Rio a expressão "gaúcho de Pelotas" é uma clara referência a alguém com trejeitos afeminados. Só agora sei porquê.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal... Um post despretensioso transforma-se num rico manancial de informações. Que legal ter parado aqui...
    Valeu!
    Osvaldo

    ResponderExcluir
  7. Osvaldo,

    Esse é o grande barato de manter um Blog. Uns criticam, outros elogiam e outros fazem como o Tiarles, enriquecem.

    Um abraço!

    ResponderExcluir