sexta-feira, 29 de julho de 2011

O ÓCIO CRIATIVO II

Publiquei aqui um desenho que fiz na capa do meu caderno de anotações da época em que estudava teologia no STBC. Como no desenho anterior, este abaixo também está inacabado. Tentei reproduzir com caneta Bic vermelha o brilho das luzes acesas indicando o coração no peito do robô. Infelizmente o efeito não ficou bom. Mas eu insisti em usar apenas caneta... deu no que deu. 

Também pensei em inserir um crucifixo no peito do robô na intenção de ir além do que insinuou o autor do desenho original. O "coração" aceso traz a pergunta: robôs (com uma inteligência artificial superavançada) poderão amar? O crucifixo: robôs sentirão necessidade de Deus? 

Caneta Bic sobre papel rascunho em momentos de ociosidade.
Clique para ampliar 

2 comentários:

  1. "Robôs sentirão necessidade de Deus?"
    Boa pergunta!

    Se amamos Deus por ser ele nosso criador, quem os robôs vão amar, quem projetou eles ou quem projetou o material de que são feitos e os seus criadores? Se amamos Deus por não saber de onde viemos e para onde vamos, eles que saberão, não farão essa pergunta, ou a farão em dobro, considerando que são criações da criação de outro Deus? Coitados! Mas acho que seria um efeito cascata e eles se tornariam nos irmãos de credo.
    Hahahahah

    Quanto ao coração para representar o amor, é até desnecessário, pois a própria cena maternal sugere isso. Aliás, a configuração visual deste desenho lembra muito aquelas pinturas "A Virgem e o Menino":
    http://3.bp.blogspot.com/-Swk4txGC87s/UN4vMbFDNGI/AAAAAAAAFuU/x5IDdIN-ghk/s1600/masaccio-pintor+renascetista-do+quatrocento+italiano-1401-1428-virgin-child-granger.jpg
    Esta é uma cena repetida inúmeras vezes na arte e a qual você deve estar super acostumado. Foi proposital ou, talvez, um sopro do inconsciente?

    Enfim, belo desenho! Técnicamente, a ilustração tem uma coerência estilística muito forte e um também excelente tratamento de luz.

    ResponderExcluir
  2. Tiarles,

    O desenho não é criação minha. Não fui agraciado com esse dom que você tem. Trata-se de uma reprodução de um desenho que vi numa revista. Repare que há um quadriculado ao fundo.

    ResponderExcluir