quarta-feira, 22 de junho de 2011

YAHWEH, DEUS DOS RAIOS, TROVÕES E GRANIZO

Tempestade de granizo em South Dakota, EUA. (via Big Picture)

O Salmo 18 descreve de maneira fantástica a intervenção de Yahweh para livrar Davi de Saul. O texto é, sem dúvida, uma dos mais belos exemplos da poesia hebraica. Logo no início do Salmo Davi invoca a Yahweh, revelando sua angústia:
Cadeias do Sheol me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam.
Yahweh, ao ouvir o clamor do seu servo, sai do seu palácio real para acudi-lo:
Então, a terra se abalou e tremeu, vacilaram também os fundamentos dos montes e se estremeceram, porque ele se indignou.

Ele abriu os céus e desceu; nuvens escuras estavam sob os seus pés.
[...]
Com o fulgor da sua presença as nuvens se desfizeram em granizo e raios,
quando dos céus trovejou o Senhor, e ressoou a voz do Altíssimo. 
E que Israel saiba: Yahweh, e não Baal, é o Senhor da tempestade!

4 comentários:

  1. Jones, talvez sim, talvez não - talvez Yahweh fosse esse deus, sim, mas de Seir, do Monte Parã, lá em Temã... De todo jeito, deus de fora, deus estrangeiro, de raio e trovão, vá lá.

    Mas Baal já o era desde há mais tempo - muito mais. Perderá a briga com Yahweh, que lhe tomará tudo, talvez até a esposa, que depois tomarão de Yahweh, e mandarão para a Babilônia.

    Deuses de raios e trovões há muitos - até na África, como Ogum. Mas talvez nenhum outro tenha sido tão hábil em abandonar os trovões, e tornar-se o "deus do Amor", o próprio amor. Nisso, sim, Yahweh é único, ainda que tenha, contra isso, gritado muitas vezes (Is 45,7). Pelo visto, não adiantou. Perdeu.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Osvaldo, o que quis dizer é que o Salmo 18 parece descrever Yahweh como Baal, Senhor da tempestade. A mensagem do Salmo seria: "Yahweh, é não Baal, é o Senhor da tempestade".

    Algo muito próximo do que ocorreu com Elias e os profetas de Baal: "Yahweh, é não Baal, fará chover sobre a terra". Aliás, é por meio de um raio que a oferta é consumida.

    El era um deus fraco, velho, e Baal lhe toma o lugar. Aí surge Yahweh e vence Baal. Mais tarde, o ressentimento pelo exílio provocou a "domesticação" de Yahweh. Surge Satan... e sabemos como a história termina.

    ResponderExcluir
  3. vcs são idiotas cuidado Yahweh é o nome do criado e significa (eu sou o que sou) seus ignorantes
    n zombem do nome do leao da tribo de yahuda.

    ResponderExcluir
  4. Um dia, Pedro chamou de ignorantes os que não "sabiam" que o mundo fora tirado da água e na água "subsiste" (2 Pd 3,5) - fazendo, Pedro, referência ao modelo cosmogônico e mítico que conhecia. Pobre Pedro - o ignorante era ele, mas não sabia. Hoje também é assim: muitos chamam de ignorantes a terceiros, porque cuidam "saber"... Misercórdia... Só não sei como Deus vai premiar o seu soldado, se ele dá tiros sob o manto do anonimato!

    ResponderExcluir