segunda-feira, 9 de maio de 2011

NUMINOSUM: DOIS ANOS DE EXISTÊNCIA

Em maio de 2009, incentivado pelo meu professor Luis Carlos (que mantinha um excelente Blog teológico, hoje desativado), resolvi criar o Numinosum. Na época eu era aluno do curso de teologia e limitei-me a publicar os trabalhos que eu produzia em cumprimento às exigências do curso. Com o tempo, observando Blogs estrangeiros, dei um novo formado ao Numinosum, priorizando postagens mais curtas e objetivas. Outra medida foi inserir links nas palavras (como na Wikipedia) levando o leitor a outras postagens do Numinosum ou a sites que tratam do mesmo assunto. Quando o site é estrangeiro, insiro um link direcionando para uma página já traduzida pelo Google. Penso que assim contribuo de alguma forma para a democratização do conhecimento.

O Numinosum me é útil em vários aspectos. Ele funciona como um grande arquivo pessoal, como veículo de diálogo (alunos, amigos e desconhecidos), como passatempo e como estímulo para que eu me mantenha atualizado a respeito dos rumos que a reflexão teológica tem tomado. Apesar de ter como foco a teologia, arisco-me também a falar sobre arte, filosofia,  política (particularmente sobre o conflito árabe-israelense) e outros assuntos do meu interesse.

Minha opinião a respeito dos mais diversos temas já mudou muito desde a criação do Numinosum. Tive que tomar uma difícil decisão: excluir os posts mais antigos (e apagar da minha memória virtual o passado indesejável) ou deixá-los como estão (e correr o risco de ser acusado de incoerente).  Confesso que apaguei alguns. Outros permanecem como estão apesar de não corresponderem à minha forma atual de pensar.

O Numinosum é um Blog em contínua metamorfose. Estou muito mais para Heráclito que para Platão. Mais para Nietzsche que para G. K. Chesterton. E para celebrar os dois anos de vida em constante metamorfose, nada melhor que um pouco de arte. Como dizia Nietzsche: “A verdade é feia. Temos a arte para não perecermos de verdade” (Vontade de Potência, 822).

Ah, as imagens do vídeo são do genial artista gráfico M. C. Escher (1898-1972). A metamorfose é um dos seus temas preferidos. 



6 comentários:

  1. Jones,
    Parabéns pelo blog e a atual linha que você tem conseguido manter. O tempo passa, as opiniões mudam, a metamorfose acontece. É um dos muitos combustíveis daqueles que gostam de refletir.
    Abraços!

    Will

    ResponderExcluir
  2. Jones,
    Parabéns pelo blog e também pela maneira como vc conduz a aula de hebraico. Estou aprendendo muito e tenho certeza de que a turma passou a se interessar mais.
    Abraços!
    Andres - STBC

    ResponderExcluir
  3. Sempre tem coisas interessantíssimas por aqui. Parabéns pelos dois anos de blog. Deus continue usando este canal!

    Permaneçamos firmes!

    ResponderExcluir
  4. Andres,

    Obrigado pelo incentivo. Os professores de hebraico são tão detestados. Eu tento ser mais simpático, rs,rs.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Aliadoo,

    Obrigado. Sinta-se a vontade para criticar e dar sugestões.

    Abraço!

    ResponderExcluir