A National Geographic de dezembro (edição em inglês) traz à tona a antiga polêmica a respeito da existência ou não de um império davídico. Os dois principais personagens dessa disputa são os arqueólogos israelenses Eilat Mazar e Israel Finkelstein. A primeira, neta do famoso arqueólogo Benjamim Mazar, defende a existência de uma cidade fortificada em Jerusalém no século X a.C., sede do governo de Davi. Mazar acredita que os relatos bíblicos são históricos e devem ser levados em conta na busca pela reconstrução do passado de Israel.
O segundo, professor de arqueologia de Israel na idade do bronze e do ferro na Universidade de Tell Aviv, sustenta que o que a Bíblia descreve como um império poderoso na época de Davi e Salomão na verdade não passou de uma aldeia ou centro tribal. Quando olha para as ruínas que Mazar supõe serem do antigo palácio de Davi, Finkelstein dispara: “é claro que não o palácio de Davi”. Na sua opinião há sim um fundo de verdade nos relatos bíblicos, mas ele considera que as pessoas que escreveram o Antigo Testamento moldaram a história de acordo com suas convicções político-religiosas.
Olá Jones, tudo bem?
ResponderExcluirLi a reportagem na revista National Geographic 12/2010 em Português e Inglês, focando as discussões arqueológicas entre os acadêmicos israelenses.
O Redator da revista no Brasil, muito inteligente, cortou "detalhes insignificantes".
O questionador-Mor da Universidade de Tel Aviv, classificado pela reportagem como zombeteiro, deveria ser além de "historiado renomado", arqueólogo de panelas, pois também nas panelas encontramos a Deus (Tereza de Ávila).
Que você corte o que for insignificante, e que permaneça em seu blog algo maior como por exemplo, a Fraternidade Universal! 1Cor.13,1-13
Glória a Deus nas alturas,
E paz na terra ao Homens,
Por Ele amados. Lc 2,14.
Judith Evelyn
Ps: Seria uma conversa pelo Grambel, a responsável pelo mudança de foco do zombeteiro -Mor quanto a Davi? Ele é o "cara"?
Evelyn,
ResponderExcluirNão entendi seu comentário, principalmente essa parte:
"Que você corte o que for insignificante, e que permaneça em seu blog algo maior como por exemplo, a Fraternidade Universal! 1Cor.13,1-13".
Para vc. entender o que eu quis dizer leia a reportagem em inglês e português e faça as comparações. Dá trabalho, mas vc. é inteligente.
ResponderExcluirEvelyn,
ResponderExcluirLamento, não vou ter esse trabalho.