Foto: The Guardian |
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
EUA TINHAM INTENÇÃO DE MANDAR PALESTINOS PARA A AMÉRICA LATINA, REVELAM DOCUMENTOS
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
FOTO DO MAR DA GALILÉIA EM 1900
O “Life in the holyland” possui magníficas imagens das terras bíblicas. Esta abaixo mostra pescadores no Mar da Galiléia na virada do século XIX para o XX.
"Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores" (Mt 4,18).
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
FRASES SOBRE RELIGIÃO
“Herege não é aquele que arde na fogueira e sim aquele que a acende.”
(Shakespeare – escritor inglês)
“Um santo é um pecador morto, revisto e corrigido”
(Ambrose Bierse – jornalista americano)
“Pregador: pessoa que parece saber mais do outro mundo do que deste”
(Provérbio celta)
“Jesus dizia: amar. A igreja diz: pagar”
(Victor Hugo – escritor francês)
“Dúvida não é o oposto da fé, é um elemento da fé”
(Paul Tillich, teólogo alemão)
“A dúvida faz a montanha que a fé pode remover”
(Provérbio iraniano)
“Por favor, Deus, salve-me dos seus seguidores”
(Pára-choque de caminhão)
As frases foram retiradas do seguinte livro: BUCHSBAUM, Paulo Eduardo Laurenz (Org.). Frases geniais que você gostaria de ter dito. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004, pp. 277-291.
A INTROVERSÃO SEGUNDO CARL JUNG
O introvertido não vem ao encontro do objeto; ao contrário, está constantemente em via de fugir dele. Está fechado para o acontecimento externo, não participa e tem uma profunda indisposição social, tão logo se encontre junto a um grande número de pessoas. Em meio a multidões, sente-se só e perdido. Quanto mais invadido se sente, tanto maior sua resistência contrária [...]. O que ele faz, faz ao seu modo, desligando-se consideravelmente de influências externas. [...] é, via de regra, muito sensível e se envolve em uma cerca de arame farpado tão densa e impenetrável, que ele mesmo faria qualquer coisa para não estar por trás dela. [...] A imagem do seu mundo carece de tons de rosa, pois ele é crítico e encontra em toda a sopa um cabelo. [...] Só aquilo que se torna próprio a partir de muitas e muitas razões subjetivas é, por fim aceito (GW 6, § 1046).
Na minha opinião, a pior característica com a qual o introvertido tem que lidar é esta: “se envolve em uma cerca de arame farpado tão densa e impenetrável, que ele mesmo faria qualquer coisa para não estar por trás dela”. A precisão de Jung me assombra.
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
AS INÚMERAS FACES DE DEUS
Li uma bela citação de Heráclito (meu pré-socrático preferido) num livro de Paul Ricoeur que desejo compartilhar com os leitores. Eis a frase:
Um deus, vários nomes. Deus é dia e noite, inverno e verão, guerra e paz, saciedade e fome, mas ele muda como fogo quando misturado com fragrâncias: é nomeado segundo o perfume de cada uma delas (Heráclito, fragmento 67).
O texto me fez lembrar de duas passagens bíblicas que quando contrastadas refletem esse paradoxo. A primeira é um trecho do Salmo 18:
Das suas narinas subiu fumaça, e da sua boca saiu fogo devorador; dele saíram brasas ardentes.
Ele abaixou os céus e desceu; trevas espessas havia debaixo de seus pés.
Montou num querubim, e voou; sim, voou sobre as asas do vento.
Fez das trevas o seu retiro secreto; o pavilhão que o cercava era a escuridão das águas e as espessas nuvens do céu.
A segunda é a teofania presenciada pelo Elias angustiado diante da perseguição imposta pela rainha Jezabel (1 Rs 19,11-12):
E eis que o Senhor passou; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto; e depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo; e ainda depois do fogo uma voz mansa e delicada.
Mas veio o exílio babilônico e depois Platão... e Deus foi dividido ao meio. Infelizmente.