sábado, 7 de março de 2020

PROFETISMO NO ANTIGO ORIENTE PRÓXIMO [LIVROS GRATUITOS]

Uma leitura atenta do Antigo Testamento revela a presença de elementos associados a antigas práticas mágicas e divinatórias do Oriente Próximo. São diversos os exemplos, tais como a taça de adivinhação de José (Gn 44,5); o carvalho dos adivinhadores (Jz 9,37); a adivinhação com flechas e com a dissecação de vísceras (2Rs 14,13-20 e Ez 21,21); o uso dos terafins e do éfode para consultar Javé (Jz 17,5; Os 3,4; 1Sm 23,9); a consulta aos mortos (Is 29,4; 1Sm 6,2) e o êxtase delirante (Nm 11,25; 1Sm 10,5-6; 1Sm 19,24; 1Sm 18,10; 1Rs 18, 26.28-29; 2Rs 3,15). Outra influência recebida pelos antigos israelitas dos povos vizinhos é a maneira como representavam o cosmo.

Aos interessados no assunto, uma boa notícia: o Instituto Oriental da Universidade da Chicago está disponibilizando gratuitamente (em inglês) alguns livros sobre o Antigo Oriente Próximo (o que inclui o Antigo Israel). Dentre eles: "Heaven on Earth: Temples, Ritual, and Cosmic Symbolism in the Ancient World" (Céu na Terra: Templos, Rituais e Simbolismo Cósmico no Mundo Antigo), editado por Deena Ragavan (a obra é ricamente ilustrada) e “Divination and Interpretation of Signs in the Ancient World” (Adivinhação e interpretação de sinais no mundo antigo), editado por Amar Annus. Baixe aqui.

Caso queira um livro específico sobre o profetismo no Antigo Oriente Próximo, visite o site da SBL e baixe gratuitamente (para países com baixa renda per capita, como o Brasil) “Prophets and Prophecy in the Ancient Near East” (Profetas e profecia no Antigo Oriente Próximo), escrito por Martti Nissinen. Baixe aqui:

Boa leitura!


Jones F. Mendonça

Um comentário:

  1. os estudos tem me ajudado muito em relação a caminhada espiritual bom seria se mais pessoas participassem deste canal, Parabéns.

    ResponderExcluir