sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

OS ASSÍRIOS FORAM O POVO MAIS CRUEL DA ANTIGUIDADE?

Imagem: The British Museum, London. Photo © Osama S. M. Amin
Muita gente compreende a recusa do profeta Jonas em seguir para Nínive a partir da crueldade dos assírios (ele estaria com medo). Nada mais falso: a verdadeira razão aparece em Jn 4,2-3, numa surpreendente confissão do profeta. Aliás, é preciso até mesmo desconfiar da crença tão difundida de que os assírios eram o povo mais cruel da antiguidade.

A fama vem dos diversos textos e gravuras preservadas, como esta acima, mostrando soldados de Laquis (cidade vizinha de Jerusalém) sendo esfolados pelas tropas de Senaqueribe, em 701 a.C. Por pouco os generais de Ezequias não tiveram o mesmo destino (veja 2Rs 18,13-14). É possível que os demais povos tenham sido igualmente cruéis, mas não tenham feito tanta propaganda (ou parte dela tenha sido apagada pelo tempo).

Em 521 a.C., enquanto os judeus organizavam os primeiros preparativos para reconstruir sem templo, destruído em 586 a.C. pelos babilônios, Dario, o persa, novo “rei do mundo”, lutava para repelir alguns líderes revoltosos, como Phraortes, na região da Média. O testemunho abaixo, registrado em pedra, revela toda a brutalidade que Dario reservava aos seus adversários:
Phraortes foi levado e trazido até mim. Cortei seu nariz, suas orelhas e sua língua, e apaguei um olho, e ele ficou preso em grilhões na entrada do meu palácio, e todo o povo o contemplou. Então eu o crucifiquei em Ecbatana; e os homens que eram seus principais seguidores, aqueles da fortaleza de Ecbatana, eu esfolava e pendurava suas peles, recheadas de palha (Monumento de Behistun, Irã).
Punições envolvendo o corte do nariz e das orelhas aparecem no livro do profeta Ezequiel (23,25). Os filhos de Sedecias, último rei de Judá, tiveram seus olhos furados (2Rs 25,7). Oseias, último rei em Israel (do Norte), acabou encarcerado e preso com grilhões por Salmanasar, rei da Assíria (2Rs 17,4). Sete filhos de Saul foram entregues aos gabaonitas por Davi para serem mortos (Esquartejados? Enforcados? Empalados?). Não faltam na Bíblia descrições de execuções cruéis.



Jones F. Mendonça

2 comentários: