terça-feira, 4 de dezembro de 2018

A BÍBLIA, OS GÊMEOS E A LUTA PELA PRIMOGENITURA

Boa parte das pessoas conhece a história da luta entre os gêmeos Esaú e Jacó no ventre de Rebeca (Gn 25,24-26): Jacó (yakov), o "usurpador" (yakav) segura o "calcanhar" (akev) de Esaú, na tentativa de nascer primeiro. Já crescido, Esaú, o “avermelhado”, vende sua primogenitura por um punhado de "cozido vermelho". Mas há outra história, muito parecida.

Mais adiante, em Gn 38, 27-30, outros gêmeos lutam pelo privilégio da primogenitura: Peretz e Zarah, filhos da relação incestuosa entre Tamar e Judá. De acordo com o texto, Zarah põe a mão para fora, indicando que nasceria primeiro. Em seu braço é colocada uma fita vermelha. Mas Peretz abre uma “brecha” (paratz) e nasce na frente de seu irmão.

Nas duas histórias dois gêmeos lutam. Nas duas histórias aquele que é indicado pela cor vermelha perde a primogenitura. Nas duas histórias os trocadilhos são usados para explicar o nome de uma personagem.

A primeira história explica a proeminência de Israel (Jacó) sobre Edom (Esaú). A segunda a proeminência da família de Peretz - ancestral de Davi (Mt 1,3-6) - sobre os demais filhos de Judá. As duas narrativas - é fácil concluir - possuem caráter etiológico.



Jones F. Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário