quarta-feira, 9 de junho de 2010

LIVRO: O FILHO DO HAMAS

YOUSEF, Mosad Hassan. O filho do Hamas. Rio de Janeiro: Sextante, 2010, 288 p.

Filho do xeque palestino Hassan Yousef, um dos sete fundadores do Hamas, Mosab Hassan Yousef é o autor do livro “Filho do Hamas” (Sextante), que chegou às livrarias brasileiras no mês passado.

Depois de ser preso pelos soldados israelenses por porte de armas, em 1996, Yousef foi levado à prisão em Megiddo, Israel. Ele começou a questionar os ideais do Hamas após presenciar a tortura imposta por seus líderes àqueles que eram vistos como suspeitos de dar informações aos israelenses.

Diante do desgosto provocado pelo que viu na prisão, Yousef se tornou espião do Shin Bet (grupo de inteligência israelense) e se converteu ao cristianismo. Desde então passou a ser visto como traidor pelos muçulmanos.

Não há como negar que o tema do livro é bem interessante. Não é todo o dia que vemos um fundamentalista islâmico se convertendo ao cristianismo. O fato de ter se tornado um espião israelense torna toda essa aventura ainda mais fantástica.

Apesar de todo o encanto que a história pode despertar, há algumas coisas que me deixaram decepcionado.

Veja por exemplo o que disse Yousef numa conversa que teve por telefone com o repórter Duda Teixeira, da Revista Veja, de Nova York.
Agora que você se converteu ao cristianismo, como enxerga as diferenças entre o Corão e a Bíblia? Não é justo comparar os dois livros. O Corão está cheio de ódio, de ignorância, de erros. Não tem ética. É um livro doente que deveria ser banido das escolas, das bibliotecas, das mesquitas [...] Os dois livros têm deuses completamente diferentes. Um, o do Islã, é o do ódio. O deus da Bíblia é o do amor”.
Declarações desse tipo certamente só vão despertar mais ódio contra os cristãos. Também não concordo que o Corão está creio de ódio, de ignorância e de erros. Esses adjetivos devem ser direcionados para os fanáticos do islã e não para o seu livro sagrado, que é deturpado e acordo com os interesses escusos de uma minoria de sádicos. Gosto que respeitem minha religião. Gosto de respeitar a dos outros.

Numa outra entrevista, concedida ao vice-editor administrativo do Christianity Today, Timothy C. Morgan há outra declaração que não me agradou. A tradução é do Numinosum:
Os cristãos têm um papel importante no movimento em direção à paz no Oriente Médio? O problema palestino é muito maior do que não ter um Estado. Um Estado palestino não vai resolver o problema palestino. Precisamos mostrar a importância do nosso papel como cristãos”.
Fica parecendo que a conversão dos palestinos irá resolver todos os problemas de um povo oprimido pelos radicais islâmicos, pelo Irã, pelos Estados Unidos e por Israel. Soluções simplistas e inocentes só servem para perpetuar a opressão imposta a pessoas que só querem uma terra para cultivar, um teto para dormir, e uma nação para amar.

Nosso papel  como cristãos deve ser o de denunciar a injustiça, tanto a dos radicais islâmicos, como a de Israel. As maiores vítimas dessa história são os que vivem em campos de refugiados, amargando como os embargos, com os homens bombas e com a demagogia políticas dos líderes mundiais.

Efatá!

38 comentários:

  1. Eu nunca o li o Corão, mas imagino que ele seja interpretado como a Bíblia cristã freqüentemente o é; com hipocrisia e deturpação.
    Tudo bem em ele se converter e passar a ver as coisas de outra forma, mas insultar o corão assim só mostra que ele nunca foi um bom leitor.

    Tiarles

    ResponderExcluir
  2. É verdade Tiarles. Os maiores absurdos foram cometidos na época da inquisição e até mesmo por protestantes membros da Ku kux klan. A Bíblia era usada para fundamentar os mais diversos absurdos.

    O mesmo acontece com o Corão. Há sim passagens no Corão que pregam morte aos infiéis. Mas tais textos devem ser lidos no seu contexto. O livro bíblico de Josué descreve os israelitas matando velhos, mulheres e crianças.

    Acho que todos tem o direito de pregar sua religião, mas isso deve ser feito com respeito.

    ResponderExcluir
  3. Uma pergunta que esqueci de fazer:
    "Bíblia cristã" é uma afirmação redundante, ou existem outras "Bíblias"?

    ResponderExcluir
  4. O termo "Bíblia cristã" normalmente é empregado para se fazer distinção entre a Bíblia utilizada pelos cristãos (Antigo e Novo Testamento) e a Bíblia judaica (Tanak), que só contém o Antigo Testamento.

    Se você estava se referindo às interpretações deturpadas e hipócritas que muitos cristãos fazem das suas Escrituras Sagradas, empregou corretamente.

    ResponderExcluir
  5. muito interessante! Concordo plenamente contigo!

    ResponderExcluir
  6. Todos esses comentários são de pessoas que não conhecem o islam como ele conhece, e nem mesmo passou o que ele passou. Ele tem uma visao muito mais realista do que nós, que estamos confortavelmente criticando e dando nossas opinioes ridiculas.
    Por que vcs nao vao orar e fazer alguma coisa pra mudar a vida de pessoas que estao indo para o inferno?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo,

    Recentemente um pastor da cristão se converteu ao islamismo. Então você acha que se ele escrevesse um livro dizendo que a Bíblia é cheia de erros e ódio ele deveria receber crédito apenas porque "ele tem uma visão bem realista" do cristianismo?

    Yousef foi criado num ambiente fundamentalista islâmico e a visão que ele possui do islã é essa. Seu erro foi generalizar.

    Outra coisa, não acuse as pessoas que comentaram, você não as conhece!

    ResponderExcluir
  8. E qual tua posição em relação a Israel???

    ResponderExcluir
  9. O Estado de Israel é um país como qualquer outro. Tem cometido atrocidades como qualquer outro. Merece ser julgado como qualquer outro.

    Leio todos os dias os Haaretz, The Jerusalém Post e Arutz 7. A postura de Israel em relação aos palestinos é um absurdo que deve ser denunciado por todos.

    Não olho as pessoas como judeus, muçulmanos, espíritas, budistas, etc, mas como seres humanos. Jesus fazia assim. Acredito que todo o cristão deve fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com teu texto. Qdo li numa reportagem o que Yousef disse a respeito do Corão, tb fiquei preocupada. Creio que o que ele precisa agora é de orientação espiritual. Alguém que o ajude a compreender melhor o cristianismo.

    ResponderExcluir
  11. Sim, também acho que ele precisa de orientação de pessoas mais maduras. Mas infelizmente o que tem acontecido é justamente o contrário.

    Obrigado por comentar.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Alguem podería me responder por que os mulçumanos perseguem, matam, rasgam a Bíblia, queimam a Biblia e bandeiras de outros paízes q eles nào gostam, e isso tudo em praça pública para todos verem? Eles podem fazer qualquer besteiras, qualquer idiotíces q ninguem os criticam....
    Não sou a favor da violencia, Orem pela a Paz em Jerusalem.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oו eu sou brasileira,moro em Israel a 27 anos,eu conheco todos os fatos de perto,se comeca pelos jardins de infancia,que comecam a educar as criancas para odiar os judeus,eles vivem como no tempo de jesus,a mulher e um objeto,a mulher e comprada ela pertence a familia do marido,teve o tratado de oslo que Israel abandonou gaza nas,todas as verbas que entrou paras eles contruirem e proguedir eles usaram para fazer tuneis, para entrarem em Israel para sequestrar civis,nao vou dizer que nao tem poessoas boas tem muita,mas por causa da ignorancia este se deixa levar pelos hamas,eu acho que tambem por medo,eles metem bala sem do nem piedade em quem nao concorda com eles.
      bom e muita coisa nao da para contar de uma so vez.
      sobre a religiao crista jesus nunca pensou que isto foste acontecer pois,era judeu e era isto que pregava em Israel o famoso batismo no rio jordao e simplesmente que os judeus tem o costume de na sexta antes do por do sol mergulhar em fontes,rio ou picinas perparadas para este proposito ate hoje se faz isto e um costume,ja as mulheres fazem isto no setimo dia da mestruacao,para se purificar,faz tambem no final da tarde do dia do casamento entao nao existiu nenhum batizado para cristao tudo invencao dos romanos.

      Excluir
  13. Ninguém critica os muçulmanos? Pôxa, em que mundo você vive?

    ResponderExcluir
  14. Eu gostaria de agradecer a Jones F. Mendonça por querer aclarar bem as coisas e concordo plenamente com o que ele diz. Eu sou apenas um curioso que fico atento às coisas que acontecem pelo mundo e, principalmente no que diz respeito ao Oriente Médio. Tanto Israel comoa Palestina são vítimas e culpados ao mesmo tempo. Os verdadeiros prejudicados nessa história são os inocentes (mulheres, crianças e até mesmo os animais). Vejo que a solução para o fim do conflito não é tão simples como muitos pensam. Todos os conflitos foram gerados desde os primórdios e existe uma carga de ódio muito grande lá. Para que haja a PAZ é preciso haver JUSTIÇA, fim da CORRUPÇÃO, mudança de paradigmas e CURA INTERIOR de ambos os povos.

    ResponderExcluir
  15. A respeito do que Mosad falou em algumas entrevistas, eu quero dizer que ele, apesar da pouca idade que tem, passou por situações vistas somente em filmes hollywoodianos. Sabemos que ele foi muito imaturo em fazer comentários generalistas, mas o cara passou por maus bocados. E outra, ele cresceu vendo o fanatismo, radicalismo, corrupção e pessoas mentindo em nome do Islã para poderem se beneficiar. Tudo isso impressiona muito. não vamos culpá-lo por comentários imaturos.
    O CARA FOI MUITO MACHO PARA FAZER TUDO AQUILO QUE FOI FEITO. A sua conta está com muito crédito.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo, concordo que é preciso levar em conta a imaturidade de Mosad. Mas ele não escreveu este livro sozinho. Ao seu lado certamente trabalharam pessoas que se dizem cristãs.

    Pela segunda vez ele foi manipulado por pessoas intolerantes e preconceituosas.

    Lamentável.

    ResponderExcluir
  17. Não vejo o Sr. Mosad como manipulado e imaturo, pois um homem que se dispõe a não querer matar, repudiar os terroristas e sendo filho de quem é e mesmo assim enfrentar trabalhar para o Shin Bet com certeza é um homem de muita fibra.

    ResponderExcluir
  18. Na minha opinião ele foi manipulado pelo Shin Bet e depois por cristãos fundamentalistas.

    O Hamás é violento. O Shin Bet é violento. Cristãos fundamentalistas são violentos. Mesmo na pele de cordeiros.

    ResponderExcluir
  19. Ah sim, Hitler e Stalin eram homens de muita fibra...

    ResponderExcluir
  20. Não creio que Hitler e Stalin tenham sido torturados, muito pelo contrario, foram torturadores. Esta comparação é absurda... Ao homem de fibra que mencionei foi comparando o que o Sr.Mosab passou e vem passando ao longo de sua vida e, um dia acordou , quando a verdade invade sua mente, ninguém mais pode detê-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comparaçao ridícula de jones.....Hitler,Stalin e Mosab!Me poupe.

      Excluir
    2. Ridículo é achar que o Shin Bet é um grupo que age como representante da ética e em nome das mais elevadas virtudes. Se o Hamas é violento, o Shin Bet e o IDF também são. Trata-se de uma guerra. E não há santos nela.

      Excluir
  21. Mosab diz ter se escandalizado com a tortura imposta pelo Hamas. Mas o Shim Bet, grupo para o qual trabalhou, não era muito diferente.

    O uso por parte do Shin Bet de "aplicações moderadas de pressões físicas" (sobre detidos) foi permitido pela comissão de Landau em 1987 e aprovado pelo governo. Em 1994 a Comissão Ministerial de Controle do Shin Bet renovou o direito do uso da força física sobre detidos. Em 1996 (ano em que foi preso) a Suprema Corte de Israel emanou um decreto que permite Israel continuar o uso da força física sobre "detidos especiais"[1]

    [1] Amnesty International Reports, London 53rd UN Commission on Human Rights; 1997: Statements and press releases by AI29. B'Tselem, Israel, Legitimizing Torture, Special Report, january, 1997.

    ResponderExcluir
  22. Não questionei a fibra ou da coragem de Mosab. Questionei a maneira como articula sua fé.

    Como eu disse (e vc interpretou mal) até homens perversos (como Hitler e Salin) possuem coragem e fibra.

    ResponderExcluir
  23. Ao longo de minha vida, pude ver videos terriveis, nao preciso mencionar de que organizações. Tive essa oportunidade devido ao trabalho de meu pai (diplomata). Nao estou santificando o Shin Bet. Na guerra o sr. humano é capaz de tudo. Os relatorios que li sobre o que os americanos faziam no Vietnam é de qualquer um correr maluco. Assim por diante.
    Quero apenas salientar que o Sr. Mosad não é uma criança manipulada pq se converteu ao cristianismo e trabalhou para o Shin Bet, talvez amanha ele se converta ao judaísmo, quem sabe?

    ResponderExcluir
  24. Depois que encontrei este blog pude aprender muito, muito mais que pensava, todas as perguntas e opiniões teem feedback. Obrigada Sr.Mendonça, gostaria de saber o que significa STBC.

    ResponderExcluir
  25. Bem, como as duas postagens não possuem identificação responderei na ordem em que apareceram (Anônimo 01 e Anônimo 02).

    Anônimo 01 - Sua opinião sobre o Sr Mosad está registrada. Este Blog é democrático e até mesmo as opiniões diferentes serão respeitadas.

    Anônimo 02 - STBC significa Seminário Teológico Batista Carioca. Sou protestante de confissão batista. Obrigado pelo comentário. Fique à vontade para fazer críticas e sugestões.

    ResponderExcluir
  26. ESTÁ ESCRITO QUE UM HOMEM CERTA VEZ DISSE: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA! ESTE HOMEM, ESTÁ ESCRITO, QUE SE CHAMA POR JESUS. O PAPEL, SABEMOS, ACEITA TUDO, TANTO A MENTIRA COMO VERDADE. CERTAMENTE NÃO FOI O PRÓPRIO JESUS QUE ESCREVEU! ELE JÁ TINHA MORRIDO, COMO TAMBEM TÁ ESCRITO, CRUSCIFICADO. TÁ ESCRITO TAMBÉM, QUE ELE RESSUSCITOU E ISSO TEM COMO COMPROVAR. BASTA VOCÊS FAZER UMA ORAÇÃO SEGUIDA DE SINCERIDADE!

    ResponderExcluir
  27. Mosab Vivenciou Bem o Islamismo, e viveu experiências Singulares, Não acredito que ele seja um homem que se deixe ser manipulado, assim também como acredito que ele tenha um respaldo muito maior para falar do alcorão do que qualquer um de nós.

    ResponderExcluir
  28. Mosab conheceu o lado mais sombrio do islamismo. O cristianismo também conheceu extremismos no final da Idade Média (a inquisição católica) e entre protestantes no século XVII(os puritanos de Salém). É fato conhecido o uso de passagens do livro de Josué por judeus ultra-ortodoxos para justificar o assassinato de árabes. Não creio que tais absurdos expressem os ensinamentos do Cristo tampouco do judaísmo. Também não creio que os islamismo conhecido por Mosab expresse a fé islâmica.

    Ao dizer que o Corão está cheio de ódio Mosab prestou um desserviço ao cristianismo e à humanidade. Lamentável...

    ResponderExcluir
  29. O grande problema do Oriente Médio é o fundamentalismo religioso que norteia a política. Isso vale para os muçaulmanos e vale para Israel que, apesar de tentar aparentar um moderno estado laico, sofre grande influência de grupos ortodoxos para quem a terra palestina é judaica prometida por Deus.
    A ingenuidade do autor está em afirmar que a conversão ao cristianismo seria a panacéia curativa para toda a guerra da região.
    Com a cultura fanático religiosa que caracteriza o Oriente Médio não seria de se admirar que tivéssemos um estado teocrático cristão patrocinador de algumas barbaridades como a inquisição ou coisa similar.
    Talvez o grande problema do Oriente Médio foi não ter tido a experiência de um verdadeiro estado laico que preserve a liberdade religiosa e que governe acima das crenças como aconteceu no ocidente pós-revolução francesa

    ResponderExcluir
  30. Anônimo,

    Muito lúcido o seu comentário.

    Os países árabes tem seus Aiatolás. Israel tem seus rabinos ultra-ortodoxos. O cristianismo, por sua vez, também possui seus fundamentalistas (que recrutam pessoas como Mosab).

    Para muitos protestantes radicais o iluminismo é considerado obra arquitetada por Satã. Como se vê, os fundamentalismos são todos iguais...

    ResponderExcluir
  31. Obrigado pela referência elogiosa ao comentário. Até sobre essa questão um amigo meu disse que o Estado de Israel é um Estado laico e que os ortodoxos judeus não têm hegmonia na sua governança. Porém eu penso que a própria origem do estado israelense remete a questão religiosa, afinal foi fundado como estado judeu que significa mais identidade religiosa que raça. Não é a toa que logo depois da fundação de Israel irrompeu a primeira guerra entre árabes e judeus. Um estado verdaeiro laico teria que estar acima da denominação judaica ou muçulmana e governar acima das crenças para que todos pudeseem vivier em paz

    Elias José

    ResponderExcluir
  32. Olá meu amigo, estou publicando no meu blog este post. Espero que você não me processe, rsrsrs. Tenho acompanhado o seu blog e está de parabéns. Um abraço irmão!

    ResponderExcluir
  33. O Satã habita nas chamadas igrejas cristãs evangélicas onde pastores cristãos roubam descaradamente o dinheiro do povo...

    ResponderExcluir
  34. alguem tem o link desse livro ?

    ResponderExcluir